O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…
Notícias

Da Casa de Família à Casa de Câmara
A partir do início do século XIX, com a consolidação da lavoura açucareira e a consequente necessidade de mão de obra escravizada, houve uma grande movimentação regional que permitiu que a Vila São João de Macahé[i], recém-criada, se desenvolvesse entre a vastidão do oceano Atlântico e as regiões férteis do interior do seu território.[ii] Em…

19 de junho - Dia do Cinema Brasileiro
Dia 19 de junho marca o Dia do Cinema Brasileiro. Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, a data marca uma homenagem às imagens em movimento da entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1898. Consideradas as primeiras registradas no Brasil, foram realizadas por Afonso Segreto, a bordo do navio…

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fundada em 1945, tem sido a principal agência internacional a regular e legislar sobre o que pode ser considerado patrimônio de interesse universal, por meio de recomendações, convenções, declarações, assim como da análise de processos de salvaguarda, registro ou patrimonialização que…

ARTE E INSPIRAÇÃO
Em janeiro de 2021 três jovens estudantes do município de Cantagalo procuraram-me desejando aulas de desenho. Estavam muito entusiasmados, após conseguirem boa colocação num concurso de desenho e desejavam aperfeiçoamento nesta arte. Conhecia dois deles e sabia como eram obstinados para aprender algo novo. Acabei concordando, mas com a condição de ser aos sábados e…

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO
O prédio da Antiga Companhia Docas de Santos foi tombado pelo IPHAN em 1978 através do processo 0976-T-78 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, após pedido do historiador Gilberto Ferrez, por ser um dos mais notáveis remanescentes dos oitenta e três prédios que haviam sido construídos na antiga Avenida Central.…

A FUNCIONALIDADE DOS ORNATOS PÉTREOS NA ARQUITETURA
No Rio de Janeiro colonial, a transferência do conhecimento técnico português da cantaria foi fundamental para a construção da cidade. Rapidamente, os granitos e gnaisses encontrados nos maciços cariocas foram extraídos e afeiçoados para edificar fortificações, igrejas e residências, para além dos sistemas de abastecimento de água e pontes. Das pedras europeias, os calcários portugueses,…