Notícias

Relíquias ao relento: os primórdios das ferrovias do Brasil  (ainda) estão no Estado do Rio de Janeiro

Relíquias ao relento: os primórdios das ferrovias do Brasil (ainda) estão no Estado do Rio de Janeiro

A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada em 1854, empreitada pelo barão de Mauá, consistindo num percurso de 14,5 km entre o porto de Mauá e Fragoso, ambos no município de Magé. No píer – prodígio da engenharia do ferro para sua época, que avançava 150 metros na Baía de Guanabara – desembarcavam passageiros e…

MUSEU COMO INÍCIO, MEIO E FIM

MUSEU COMO INÍCIO, MEIO E FIM

Diante dos problemas humanitários que assolam o mundo, o Museu tem aproveitado para repensar e fortalecer a sua função na sociedade. As discussões e práticas sobre sua própria definição, questão ambiental, sustentabilidade, política, democracia, economia, e as crises que cercam o mundo, vêm mostrando mais uma vez a sua potência transformadora de fundamental importância no…

Dia do Cinema Brasileiro: quando comemorar?

Dia do Cinema Brasileiro: quando comemorar?

A data de comemoração do Dia do Cinema Brasileiro está cercada de controvérsia, alimentada por uma velha polêmica entre historiadores: o cinema brasileiro começou na primeira filmagem ou na primeira exibição de uma película por aqui?  Mesmo considerando esses dois marcos, há grande imprecisão histórica no uso dessas efemérides.  Os mineiros José Fernandes e José…

QUILOMBÁ: ORALIDADE E ESTRATÉGIAS NA AFIRMAÇÃO DE UM QUILOMBO TERRITÓRIO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA EM MAGÉ

QUILOMBÁ: ORALIDADE E ESTRATÉGIAS NA AFIRMAÇÃO DE UM QUILOMBO TERRITÓRIO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA EM MAGÉ

O Ilé Àse Ògùn Àlákòrò foi instalado no território de Magé na década de 1990 como Instituição Espiritualista Oni Lewa N’jo. Desde sua criação preservou o Sagrado que foi herdado. Estabeleceu estratégias para articular-se com a comunidade local e aproximar-se do poder público como forma de garantir e ampliar direitos relacionados à cultura e a…

A semente de Burle Marx na restinga dos modernos

A semente de Burle Marx na restinga dos modernos

Recentemente topei com Burle Marx no Largo de Santo Antônio, em Cabo Frio. Obviamente não nos topamos pessoalmente, mas sim, em meio a minhas pesquisas no fabuloso acervo do Arquivo Noronha Santos, do Iphan, preparando terreno para um doutorado que vem pedindo passagem de maneira cada vez mais convincente. Enquanto examinava a série “Obras”, na…

AJUDE A BIBLIOTECA CONCEIÇÃO TAVARES

AJUDE A BIBLIOTECA CONCEIÇÃO TAVARES

Ao longo de vinte anos de atuação no setor de cultura, o Silo Cultural exerceu papel importante na valorização da identidade caiçara, na transformação social por meio do processo artístico, no fomento da produção local de espetáculos, shows, oficinas, exposições e eventos, bem como na proposição de debates acerca dos rumos da cultura tradicional. Reconhecido…

Um olhar sobre as Bandas de Música na Era Digital

Um olhar sobre as Bandas de Música na Era Digital

Música é uma forte vocação do Estado do Rio, um elemento essencial da nossa identidade cultural. Diversos gêneros tiveram origem aqui, como o Choro, o Samba, a Bossa Nova, o Funk Carioca, entre outros. Desde a “Garota de Ipanema” de Jobim e Vinicius à versão recente da cantora e empresária Anitta, a música brasileira conquistou…