O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

Atualmente, no século XXI, os bens ferroviários compõem a diversidade dos patrimônios reconhecidos em esfera nacional e ocupam a agenda de pesquisas acadêmicas. Porém, essa é uma situação historicamente recente. O primeiro tombamento nacional aconteceu no dia 30 de abril de 1954, em decorrência do centenário da E. F. Barão de Mauá. Uma ação que…

Três dimensões do jardim

Três dimensões do jardim

A Coleção Memórias de Paisagens tem como seu principal protagonista a paisagem, um tema cada dia mais frequente entre profissionais de arquitetura, urbanismo, preservação do patrimônio cultural e outras disciplinas correlatas. Fui honrosamente convidado por seu editor, o Professor da UFRJ Rubens de Andrade, para inaugurar essa coleção com três textos meus: um recém produzido,…

Taata Anselmo Santos Minatojy

Taata Anselmo Santos Minatojy

No dia 28 de novembro passado perdemos Taata Anselmo Santos Minatojy, líder do Terreiro Mokambo, em Salvador, aos 66 anos. Neto de Pai Joãozinho da Goméia, era sacerdote do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo e membro da ADENGO – Associação dos Descendentes da Ndanji Goméia. Bacharel no curso de Secretariado…