Mostra

MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”

Inscrições abertas até o dia 22 de outubro de 2020


A Mostra Cultural integra a programação da 10ª Semana Fluminense do Patrimônio 2020 e tem como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Com isso, espera-se estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral.

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população fluminense e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.

Neste ano, a realidade da pandemia de Covid-19 nos levou a um isolamento social e nos convidou a interagir mais com o ambiente da nossa casa. Pensando nisso, a presente Mostra terá os seguintes temas:

1) Patrimônio afetivo: memórias de uma história vivida – visa revelar o patrimônio que faz parte da história individual e da identidade cultural de cada um, o patrimônio familiar.

2) Recortes da paisagem: abrange registros de paisagens naturais ou construídas, que podem ser vislumbradas a partir das janelas, que simbolizam a diversidade de cenários que compõe o território fluminense e que têm significados especiais, seja para a coletividade seja para o indivíduo.

Leia o regulamento abaixo e inscreva-se!

MOSTRA OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE 2019

CONHEÇA OS VENCEDORES