MOSTRA

MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”

Inscrições abertas até o dia 10 de outubro 2022, às 18h!


A Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” integra a programação da 12ª Semana Fluminense do Patrimônio 2022 e tem como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Com isso, espera-se estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral. 

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”.

A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.  Neste ano, a Mostra terá os seguintes temas:

Esse é o meu lugar
Abrange o registro dos lugares em que vivemos, frequentamos ou, que visitamos um dia e com eles nos identificamos. Busca captar, ainda, grupos sociais/culturais e encontros entre indivíduos, que expressem uma manifestação cultural e/ou religiosa e nos tragam o sentimento de identificação ou o desejo de pertencer a eles.

Patrimônio que queremos
Abrange o registro de todo e qualquer bem material e/ou imaterial do estado do Rio de Janeiro, tombado ou não pela esfera pública, que esteja sendo bem preservado e cuidado. Este tema visa estimular o olhar para os bens materiais ou imateriais que são exemplos e estímulo à preservação. 

Vestígios de Memórias 
Abrange o registro de todo e qualquer bem material do estado do Rio de Janeiro, tombado ou não pela esfera pública, que esteja em estado de deterioração ou ruínas, seja pelas marcas do tempo ou pelas interferências humanas. Abrange, também, todo e qualquer bem imaterial (manifestações culturais) que esteja caindo no esquecimento. Este tema visa alertar e propor uma reflexão sobre o descaso com o patrimônio cultural.

Assista a 12ª Semana Fluminense do Patrimônio no canal da SFP no YouTube.

Acompanhe a fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook, no Instagram @patrimoniofluminense.

MOSTRA OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE 2021

CONHEÇA OS VENCEDORES