Mostra

MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”

CONFIRA OS VENCEDORES DA MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE” 2019.


A Mostra Cultural integrou a programação da 9ª Semana Fluminense do Patrimônio 2019 e teve como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Com isso, espera-se estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral.

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população fluminense e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.

De modo a refletir ainda mais a diversidade da visão sobre o patrimônio cultural fluminense, as obras inscritas foram julgadas de duas formas distintas: por uma comissão julgadora formada por um júri especializado – que elegeu três vencedores para cada categoria/tema em ordem de classificação – e pela população em geral por meio do voto popular – que elegeu um vencedor para cada categoria/tema

Os temas da nona edição da mostra cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, que contemplou as modalidades fotografia e poesia, e as categorias infanto-juvenil e adulto, dialogaram com o tema geral da Semana Fluminense – “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial”. Os temas da Mostra 2019 foram: “Região Serrana – patrimônio em foco”, “Patrimônio fluminense – tradição e identidade” e “Do Rio para o mundo”.

CONFIRA OS VENCEDORES!

MOSTRA OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE 2019

CONHEÇA OS VENCEDORES