MOSTRAS

MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”

Confira os vencedores da Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” 


A Mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense integra a programação da Semana Fluminense do Patrimônio e tem como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. 

O estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.

 

A Mostra traz os seguintes temas para a 11ª. edição da Semana Fluminense do Patrimônio:

  1. Mesmo no silêncio a arte ecoa:Abrange as manifestações representativas e tradicionais da cultura fluminense que chegaram aos dias de hoje, transmitidas de geração em geração, nas diferentes formas de expressão – religiosas, místicas, étnicas, folclóricas, artísticas, da culinária e de outros ofícios. Mesmo sob o impacto da pandemia, essas manifestações persistem e ecoam na identidade das diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Este tema visa estimular o registro da resistência dessas manifestações e dos fazeres tradicionais neste difícil período de pandemia.
  2. O patrimônio que resiste:Abrange todo e qualquer bem material do Estado do Rio de Janeiro, seja ele tombado ou não, que tem resistido ao tempo e às interferências humanas. Este tema visa estimular o registro de edificações ou objetos que remetem a um passado recente ou remoto.
  3. A paisagem que me inspira:Abrange registros de paisagens naturais ou construídas do Estado do Rio de Janeiro, que simbolizam a diversidade de cenários que compõe o território fluminense e que têm significados especiais, seja para a coletividade seja para o indivíduo.

Inscreva-se no canal da SFP no YouTube.

Acompanhe a fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e o Instagram @patrimoniofluminense.

MOSTRA OLHARES SOBRE
O PATRIMÔNIO FLUMINENSE
2021

CONHEÇA OS VENCEDORES