
MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”
Inscrições abertas!
A Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” integra a programação da 14ª Semana Fluminense do Patrimônio 2025 e tem como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Com isso, espera-se estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral.
O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.
Neste ano, a Mostra terá os seguintes temas:
- Marcas e contrastes
Registros do patrimônio cultural (material, imaterial ou natural) no estado do Rio de Janeiro que tenham sido afetados negativamente pelas mudanças climáticas. São imagens e poesias que revelem contrastes, perdas ou transformações que marcaram esses lugares, práticas e memórias.
- Reinventando a partir dos impactos
Expressões do patrimônio cultural (material, imaterial ou natural) que, mesmo atingido pelas mudanças climáticas, conseguiu resistir, se reinventar ou ganhar novos significados. Aqui cabem olhares sobre a força, a resiliência e a criatividade das comunidades diante das mudanças em todo território fluminense.
- Cultura e biodiversidade na Costa Verde
Registros das paisagens naturais e construídas da Costa Verde (restingas, florestas, áreas litorâneas, manguezais, rios, cidades ou áreas rurais) que simbolizem a diversidade de cenários e seus significados coletivos ou individuais. Este tema também inclui os saberes e práticas tradicionais de interação com a natureza (como pesca, artesanato, agricultura, extrativismo) e manifestações culturais locais (festas, danças e outras expressões) que revelam a riqueza cultural e ambiental da região.
Assista a Semana Fluminense do Patrimônio no canal da SFP no YouTube. Acompanhe a Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook, no Instagram @patrimoniofluminense.