ABERTURA E ENCONTRO


SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO 2022

PATRIMÔNIO, SOCIEDADE E AMBIENTE: RECORRÊNCIAS E APAGAMENTOS

8 a 11 de novembro de 2022

A SFP é um evento anual, organizado por instituições científicas e culturais do estado do Rio de Janeiro, que tem o intuito de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar o interesse da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões, colaborando assim para sua preservação. Em sua 12ª edição, a SFP vem trazer para o debate o tema “Patrimônio, Sociedade e Ambiente: recorrências e apagamentos”, que propõe abordar os contextos e as relações que envolvem o patrimônio cultural na atualidade, onde se tem observado processos e circunstâncias recorrentes de luta pela valorização e manutenção de nosso patrimônio e cultura.

A programação da Semana inclui o evento de Abertura, o Encontro do Patrimônio Fluminense, a Mostra de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, a Mostra de filmes “Memória em Movimento” e o calendário de eventos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão em seu site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.

A Semana Fluminense do Patrimônio acontecerá em formato online, no canal da SFP no YouTube. Inscreva-se no canal e ative o sininho das notificações.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DA 12ª. SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO
8 de novembro (terça-feira)
14:00 Apresentação da Semana Fluminense do Patrimônio
Apresentação cultural
14:10 Fala de abertura
Mestre de Cerimônias: Charles Silva – Designer Gráfico do MAST.
14:20 Conferência de Abertura
José Bessa Freire – Historiador, professor aposentado da Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.
14:50 Debate
15:20 Apresentação cultural
15:25 Mostra de Filmes Memória em Movimento

CABOCOLINO

Documentário | Colorido | 16min | PE | 2021

Direção: João Marcelo

Classificação: Livre

Seu João de Cordeira é um agricultor, aposentado de 78 anos, artista popular que luta para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia em João Alfredo PE, agreste pernambucano. A tradição do bloco vem passando por várias gerações ao longo dos anos. O seu avô, por conta de dificuldades climáticas migrou para a cidade de Juazeiro do Norte CE e conviveu muito próximo ao Padre Cícero. Ao falecer, o Padre Cícero o enterrou em um solo sagrado. Nosso personagem tinha um sonho de prestar uma homenagem ao seu avô em Juazeiro do Norte CE. O documentário traz essa jornada de fé, de lutas, de cultura e traz a simplicidade de um guerreiro em homenagear o seu antepassado.

10º ENCONTRO DO PATRIMÔNIO FLUMINENSE
9 de novembro (quarta-feira)
14:00 Apresentação da Semana Fluminense do Patrimônio
Apresentação cultural
14:10 Mesa PATRIMÔNIO EM RISCO: ENTRE RECORRÊNCIAS E APAGAMENTOS
Esta mesa visa discutir as diversas recorrências que vem acontecendo ao longo dos anos com o patrimônio material e imaterial, sejam elas desastres naturais, destruição e acidentes envolvendo esses bens. Serão discutidos ainda os desdobramentos e as consequências após os sinistros e medidas que podem ser tomadas a fim de evitar a ocorrência desses eventos.
  Palestrantes
Claudia Rodrigues Carvalho – Arqueóloga, Diretora do SIMAP/UFRJ, coordena o Núcleo de Resgate do acervo do Museu Nacional.
Diana Iliescu – Presidenta do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis
Santiago Bernardes – Biólogo, membro da coordenação do Fórum de Comunidades Tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba (FCT).
  Mediadora: Désirée Guichard Freire – Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
15:20 Debate
15:55 Apresentação cultural
16:00 Mostra de Filmes Memória em Movimento

A NATUREZA AGRADECE

Animação | Colorido |14 min | GO | 2018

Direção: Ana Maria Cordeiro

Classificação: Livre

Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental, porém a natureza é ameaçada por uma fábrica química.

10 de novembro (quinta-feira)
14:00 Apresentação da Semana Fluminense do Patrimônio
Apresentação cultural
14:10 Mesa O IMPACTO DAS PERDAS NO PATRIMÔNIO PARA A SOCIEDADE
Esta mesa visa pensar sobre as consequências das perdas no âmbito do patrimônio para a sociedade, o vazio deixado pela ausência de um patrimônio para uma comunidade e o aspecto antropológico do apagamento do patrimônio como apagamento da memória.
  Palestrantes
Zenilda Brasil – Museóloga, doutora em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).
Alessandra Brum – Professora do Bacharelado em cinema e audiovisual da UFJF e coordenadora do Projeto Minas é Cinema.
Marlucia Santos de Souza – Diretora do Museu Vivo do São Bento, pesquisadora da história da Baixada Fluminense.
  Mediadora: Maria Amália Oliveira – Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
15:20 Debate
15:55 Apresentação cultural
16:00 Mostra de Filmes Memória em Movimento

MEUS SANTOS SAÚDAM TEUS SANTOS

Documentário | Colorido | 14 min | 2021 | PA

Direção, Roteiro e Produção Executiva: Rodrigo Antonio

Em uma viagem de regresso à ilha do Marajó, terra de seus avós, Rodrigo conhece a pajé Roxita e recebe a notícia de que têm guias espirituais de herança. Rodrigo vive sua iniciação na pajelança marajoara e registra sua relação com Roxita, que será sua guia num encontro com seus ancestrais.

11 de novembro (sexta-feira)
14:00 Apresentação da Semana Fluminense do Patrimônio
Apresentação cultural
14:10 Mesa PATRIMÔNIO E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
Esta mesa visa refletir sobre ações que fomentem e viabilizem um futuro no qual tenhamos uma sociedade mais consciente sobre a preservação de seu patrimônio e consequentemente de valorização das suas memórias.
  Palestrantes
Paulo Sérgio Barreto – Sociólogo e Pesquisador Social na Região dos Lagos/RJ.
Ana Paula Mello – Professora e Coordenadora de Geografia/FME, desenvolveu o projeto O meu lugar: Educação e memória de Niterói.
Rita de Almeida – Jornalista, desenvolve pesquisas e projetos sobre riscos – desastres naturais – em recursos hídricos, com foco na participação cidadã.
Mediador: Leonardo Alves – Diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac.
15:00 Debate
15:25 Divulgação do resultado da Mostra de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – 2022
Lançamento do e-book Patrimônio Fluminense Imagem e Poesia. Mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2011 a 2021
15:55 Apresentação cultural
16:00 Mostra de Filmes Memória em Movimento

O QUE EU GOSTO DE FAZER É TER NASCIDO NO MUNDO

Documentário | Colorido | 15min | MG | 2021

Direção: Monique Rangel

O que eu gosto de fazer é ter nascido no mundo” conta a história de Maria da Paixão, uma mulher negra que por mais de meio século foi rainha de um centro de umbanda. O documentário acompanha o resgate das memórias de um espaço mágico, na Zona da Mata Mineira, que já foi um dos mais movimentados da região, mas hoje serve como depósito de santos que se desfazem com a ação do tempo.

Conheça os Temas / Regiões Fluminenses das últimas edições do Encontro:

2011 – A diversidade do Patrimônio Fluminense / Região Metropolitana.
2012 – Patrimônio e Sustentabilidade / Médio Paraíba.
2013 – Patrimônio Cultural: valores em risco / Região Serrana.
2014 – Patrimônio Cultural e grandes intervenções / Costa Verde.
2015 – Território, Memória e Identidade Cultural / Norte Fluminense.
2016 – Paisagem e Cultura em Movimento / Região Metropolitana.
2017 – Arte, Cidade e Patrimônio / Região dos Lagos.
2018 – Excepcionalmente, o Encontro do Patrimônio Fluminense não foi realizado.
2019 – Patrimônio e sociedade: do local ao mundial / Região Serrana.     
2020 – Cultura e cidadania em tempos de Crise / Evento online.
2021 – A cultura como resistência / Evento online.

Inscreva-se no canal da SFP no YouTube.

Acompanhe a Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e no Instagram @patrimoniofluminense.