A SEMANA

SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO

Valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.


A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) é um evento anual, organizado por instituições científicas e culturais do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões.

A cada ano um tema diferente é escolhido para orientar os debates. Incluem a programação da Semana os seguintes eventos:

 

  • Abertura da SFP
  • Encontro do Patrimônio Fluminense
  • Mostra de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”

 

  • Mostra de filmes “Memória em Movimento” 
  • Eventos por adesão que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos no site da SFP. 

O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural. Trata-se, enfim, de um espaço público de interlocução destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

Acompanhe a fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e o Instagram @patrimoniofluminense.

EDIÇÕES ANTERIORES