A Semana

SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO

Valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.


A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) entra 2018 em sua oitava edição, e neste ano será realizada extraordinariamente no período de 04 a 09 de dezembro. A SFP é um evento anual, organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões. Prevista para acontecer em novembro de 2018, a VIII SFP foi adiada em função do incêndio ocorrido no Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em setembro último, a partir da avaliação da Comissão de Organização da SFP sobre a necessidade de rever a programação do evento para abordar essa que foi a maior das tragédias que a cultura brasileira já sofreu.

A cada ano, um tema diferente é escolhido para orientar os debates. Neste ano, a VIII Semana Fluminense do Patrimônio (VIII SFP) traz o tema “Memória, cultura e sociedade” que busca estimular uma reflexão sobre as relações entre preservação e difusão da memória, do patrimônio cultural e científico fluminense e o respeito à diversidade cultural, tendo como foco o Museu Nacional e a importância da valorização da cultura e preservação da memória para uma sociedade saudável e cônscia de seus valores e identidade cultural.

Em virtude desta reformulação e também pela não obtenção de patrocínio neste ano de 2018, a programação da VIII SFP será reduzida. O VIII Encontro do Patrimônio Fluminense (VIII EPF), principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana que acontece de maneira itinerante no território fluminense, neste ano previsto para acontecer na cidade de Nova Friburgo, no período de 8 a 9 de novembro, foi cancelado. A Mostra de Filmes “Memória em Movimento” e a Chamada Pública que contemplava apresentações culturais representativas do patrimônio imaterial fluminense, também não irão acontecer.

Já a Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, além das tradicionais categorias de poesia e fotografia, passará a incluir uma categoria de poesia falada e uma voltada para inscrição de vídeos.

Frente a estas mudanças, a Cerimônia de Abertura da Semana será o espaço que teremos palco para reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater com a população e propor ações, medidas e manifestações sobre o tema proposto.

Em breve serão divulgadas aqui as atividades que irão integrar a VIII SFP, como a Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, com as categorias de fotografia, poesia, poesia falada e vídeo.

Confira a programação da VIII Semana Fluminense do Patrimônio

• Abertura da VIII SFP
Data: 04 de dezembro (terça-feira)
Local: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora s/n°. Centro – Rio de Janeiro.
Horário: das 14h às 18h30
Programação:
14h: Fala de abertura
14h45: Lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional
15h: Lançamento da VIII Semana Fluminense do Patrimônio, com apresentação cultural, apresentação de vídeo sobre a Semana Fluminense do Patrimônio, e lançamento da chamada pública da Mostra de “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”
15h30: Mesa-redonda “Museu Nacional: situação atual e perspectivas”.
Participantes:
• Alexander Kellner (Diretor do Museu Nacional)
• Cristiana Serejo (Vice-diretora do Museu Nacional)
• Claudia Carvalho (Coordenadora da Equipe de Resgate do Museu Nacional).
• Mediação: Magali Romero Sá (Vice-diretora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)
16h30: Apresentação cultural e encerramento

• Eventos por adesão
Inscritos por meio do site da SFP, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Os eventos devem acontecer integral ou parcialmente até 16 de dezembro de 2018.

• Mostra cultural “Olhares sobre o Patrimônio fluminense”
A chamada pública para a Mostra será lançada no evento de Abertura da VIII SFP, em 04 de dezembro.

Dia 05 de dezembro (quarta-feira)
Auditório do Horto Botânico do Museu Nacional – Quinta da Boa Vista s/n° – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Apresentações
10h – Classes Populares e o Consumo da Cultura no Museu Nacional
Fernanda Guedes – Coordenadora do Núcleo de Comunicação e Eventos/MN
10h30 – Considerações Sobre o Resgate no Museu Nacional
Claudia Rodrigues Carvalho – Coordenadora da Equipe de Resgate/MN

• Evento de Encerramento – “Museu Nacional Vive”
Data: 09 de dezembro (domingo)
Local: Museu Nacional – Alameda das Sapucaias, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
Horário: das 10h às 16h
Serão apresentados neste dia, pelas equipes de Assistência ao Ensino (SAE) e Museologia (SEMU) do Museu Nacional: o material didático do Museu Nacional (entomologia, ictiologia, geologia, entre outros); reconstituições dos objetos mais conhecidos do Museu, realizados por alunos das escolas públicas; reconstituições da instituição; entre outras atividades para as diferentes faixas etárias.

Participe! Assim você colabora para a valorização e preservação do patrimônio cultural fluminense.

Museu Nacional
O MN é reconhecido como a instituição científica mais antiga do Brasil e é considerado um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. O incêndio destruiu grande parte deste acervo histórico-científico reunido durante os 200 anos da instituição, bem como arruinou o prédio histórico – tombado em 1948 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que abrigava parte de seu acervo. As perdas resultantes geram lacunas significativas para a história e memória do patrimônio cultural, o que configura-se como um debate essencial dentro dos propósitos da SFP. Assim, o intuito desta edição especial da Semana é trazer o Museu Nacional para o centro do debate.

Visite a página do Museu Nacional e saiba mais sobre a instituição e sobre as ações que vem sendo empreendidas após o incêndio: http://www.museunacional.ufrj.br/

Publique suas fotos do evento no Instagram usando #VIIIsemanadopatrimonio.
Acompanhe a fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e o Instagram @patrimoniofluminense.

EDIÇÕES ANTERIORES