A Semana

SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO

Valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.


A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), que em 2019 entra em sua nona edição, será realizada no período de 05 a 08 de novembro. A SFP é um evento anual, organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões.

A cada ano, um tema diferente é escolhido para orientar os debates. Neste ano, a 9ª Semana Fluminense do Patrimônio traz o título “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial”, para discutir as dimensões sociais do patrimônio cultural e estimular uma reflexão sobre o patrimônio como símbolo de construções identitárias em diferentes escalas: da local à mundial. O bem cultural pode ser patrimonializado por um grupo ou comunidade que nele se reconhece e endossa e/ou reivindica seu reconhecimento, mas também pode ganhar relevância simbólica de tal amplitude que diga respeito a toda a humanidade.

Destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, o 9° Encontro do Patrimônio Fluminense (9° EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana e acontece de maneira itinerante no território fluminense. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural. Este ano o Encontro acontecerá na Região Serrana, na cidade de Nova Friburgo.

Além da Abertura da Semana, que ocorrerá no dia 05 de novembro e de um evento cultural no dia 06 de novembro, ambos na cidade do Rio de Janeiro, a SFP promoverá o 9° EPF, entre os dias 07 e 08 de novembro, a Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, e abrigará eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão em seu site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

Em virtude da não obtenção de patrocínio neste ano de 2019, a programação da 9ª SFP não contará com a Mostra de Filmes “Memória em Movimento” e a Chamada Pública que contemplava apresentações culturais representativas do patrimônio imaterial fluminense.

EDIÇÕES ANTERIORES