Três dimensões do jardim

A Coleção Memórias de Paisagens tem como seu principal protagonista a paisagem, um tema cada dia mais frequente entre profissionais de arquitetura, urbanismo, preservação do patrimônio cultural e outras disciplinas correlatas.

Fui honrosamente convidado por seu editor, o Professor da UFRJ Rubens de Andrade, para inaugurar essa coleção com três textos meus: um recém produzido, estimulado e inspirado pelo trabalho que venho executando na restauração dos jardins imperiais da Quinta da Boa Vista, sob o título inicial de Restaurar, mas logo modificado para Ora (direis)! Restaurar Jardins motivado pelo poema de Olavo Bilac ao ouvir estrelas.

Às vezes, quando me envolvo com um tema ou por ele me interesso, ponho-me a redigir um texto a seu respeito, sem saber onde irei chegar. O segundo texto, Vita Sackerville-West, surgiu quando há muitos anos, pesquisando sobre jardins e jardineiros – vocábulo que me parece preferível à paisagista –pus-me a investigar alguns jardins ingleses. Havia chegado de uma viagem, na qual um amigo hospedou-me na casa de campo de um milionário inglês, Robert Strauss. Seus jardins de rododendros eram considerados os mais belos da Inglaterra. Strauss, um senhor de avançada idade, era um dos maiores colecionadores do mundo de ovos fabricados pelo joalheiro oficial da corte imperial russa, Carl Fabergé. É óbvio que não cheguei a conhecer esse tesouro, guardado a sete chaves, suponho que em um banco londrino.

Passei então a estudar os jardins ingleses especializados em determinado tipo de plantas. Retomei a leitura de autores como Gertrude Stein que, juntamente com sua amiga Alice B. Tocklas, fizeram um jardim como os de conventos, com canteiros cercados por caixas de madeira, cada qual plantado com uma profusão de flores. Foi Gertrude foi autora da famosa frase: rose is a rose is a rose is a rose.

O pesquisador de jardineiros ingleses pós-vitorianos irá obrigatoriamente se deparar com Gertrude, assim como Vita Sackerville-West, que, inspirada por ela, concebeu um dos mais famosos e visitador jardins ingleses, o jardim do castelo de Sissinghurst. As curiosas relações entre Vita, uma mulher masculinizada, com seu marido, Harold Nicholson e com um sofisticado grupo de intelectuais amigos, dentre os quais Virginia Woolf, por quem Vita se apaixonou, motivaram a redação do texto escolhido pelo Professor Rubens de Andrade para inaugurar a coleção Memórias de Paisagens, sob o título Vita Sackerville-West.

O último ensaio diz respeito à minha infância em minha cidade natal, Lavras, em Minas Gerais. Algumas linhas já haviam sido escritas com lacunas que minha memória iria completando e que entrevistas com meus irmãos e amigos confirmariam. Dei-lhe o nome de Jardim da Infância, por ter sido este o curso com que dei início a minha formação colegial.

Por Carlos Fernando de Moura Delphim, Arquiteto-da-paisagem

————-
A publicação Três dimensões do Jardim, que faz parte da Coleção Memórias de Paisagens, foi lançada no último dia 28 de novembro no Rio de Janeiro.