CAPANEMA MARU: O Ministério da Educação e Saúde

CAPANEMA MARU: O Ministério da Educação e Saúde

“Aquele edifício era conhecido no Rio de Janeiro como “Capanema Maru”, nome que o povo lhe dava porque tinha forma de navio e “Maru” eram os navios japoneses que frequentavam muito o porto do Rio de Janeiro”. Gustavo Capanema¹ Trabalhar no edifício do MEC por duas décadas, vivenciando o cotidiano de um ícone da arquitetura…

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

Atualmente, no século XXI, os bens ferroviários compõem a diversidade dos patrimônios reconhecidos em esfera nacional e ocupam a agenda de pesquisas acadêmicas. Porém, essa é uma situação historicamente recente. O primeiro tombamento nacional aconteceu no dia 30 de abril de 1954, em decorrência do centenário da E. F. Barão de Mauá. Uma ação que…

Três dimensões do jardim

Três dimensões do jardim

A Coleção Memórias de Paisagens tem como seu principal protagonista a paisagem, um tema cada dia mais frequente entre profissionais de arquitetura, urbanismo, preservação do patrimônio cultural e outras disciplinas correlatas. Fui honrosamente convidado por seu editor, o Professor da UFRJ Rubens de Andrade, para inaugurar essa coleção com três textos meus: um recém produzido,…

Taata Anselmo Santos Minatojy

Taata Anselmo Santos Minatojy

No dia 28 de novembro passado perdemos Taata Anselmo Santos Minatojy, líder do Terreiro Mokambo, em Salvador, aos 66 anos. Neto de Pai Joãozinho da Goméia, era sacerdote do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo e membro da ADENGO – Associação dos Descendentes da Ndanji Goméia. Bacharel no curso de Secretariado…

Relíquias ao relento: os primórdios das ferrovias do Brasil  (ainda) estão no Estado do Rio de Janeiro

Relíquias ao relento: os primórdios das ferrovias do Brasil (ainda) estão no Estado do Rio de Janeiro

A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada em 1854, empreitada pelo barão de Mauá, consistindo num percurso de 14,5 km entre o porto de Mauá e Fragoso, ambos no município de Magé. No píer – prodígio da engenharia do ferro para sua época, que avançava 150 metros na Baía de Guanabara – desembarcavam passageiros e…

MUSEU COMO INÍCIO, MEIO E FIM

MUSEU COMO INÍCIO, MEIO E FIM

Diante dos problemas humanitários que assolam o mundo, o Museu tem aproveitado para repensar e fortalecer a sua função na sociedade. As discussões e práticas sobre sua própria definição, questão ambiental, sustentabilidade, política, democracia, economia, e as crises que cercam o mundo, vêm mostrando mais uma vez a sua potência transformadora de fundamental importância no…

Dia do Cinema Brasileiro: quando comemorar?

Dia do Cinema Brasileiro: quando comemorar?

A data de comemoração do Dia do Cinema Brasileiro está cercada de controvérsia, alimentada por uma velha polêmica entre historiadores: o cinema brasileiro começou na primeira filmagem ou na primeira exibição de uma película por aqui?  Mesmo considerando esses dois marcos, há grande imprecisão histórica no uso dessas efemérides.  Os mineiros José Fernandes e José…