Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz convida para o lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense” organizado por Ana Luce Girão e Inês El-Jaick Andrade, que acontecerá no dia 05 de dezembro na sala de…

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

É com muito pesar que a Semana Fluminense do Patrimônio lamenta o falecimento de Lydio Bandeira de Mello, importante pintor brasileiro, reconhecido por sua arte muralista. Um dos raros artistas brasileiros que dominaram com precisão a técnica do afresco. De acordo com a Casa de Oswaldo Cruz, o pintor manteve, nos últimos anos uma importante…

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…

27 de Outubro -  Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fundada em 1945, tem sido a principal agência internacional a regular e legislar sobre o que pode ser considerado patrimônio de interesse universal, por meio de recomendações, convenções, declarações, assim como da análise de processos de salvaguarda, registro ou patrimonialização que…

ARTE E INSPIRAÇÃO

ARTE E INSPIRAÇÃO

Em janeiro de 2021 três jovens estudantes do município de Cantagalo procuraram-me desejando aulas de desenho. Estavam muito entusiasmados, após conseguirem boa colocação num concurso de desenho e desejavam aperfeiçoamento nesta arte. Conhecia dois deles e sabia como eram obstinados para aprender algo novo. Acabei concordando, mas com a condição de ser aos sábados e…

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O prédio da Antiga Companhia Docas de Santos foi tombado pelo IPHAN em 1978 através do processo 0976-T-78 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, após pedido do historiador Gilberto Ferrez, por ser um dos mais notáveis remanescentes dos oitenta e três prédios que haviam sido construídos na antiga Avenida Central.…