Sobre plataformas e patrimônio digital

Sobre plataformas e patrimônio digital

Por Marina Leitão Damin*, Doutora e Pós-doutoranda em Memória Social, professora da Economia Criativa na Estácio Niterói e autora do livro “Lembrar e Esquecer: O Ciclo de Vida dos Objetos Digitais no Instagram”. Você provavelmente chegou até esse texto por meio de uma plataforma digital: Instagram, Facebook, Google. Em um processo de navegação cotidiano ou da…

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial  do Estado do Rio de Janeiro

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Por Roberta dos Santos*, arquiteta e urbanista (UFF), Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural (COC/Fiocruz), Diretora de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (Sec. Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Magé), Bolsista em pesquisa (COC/Fiocruz). E-mail: robertasantos.patrimonio@gmail.com e Carlito Lopes* é historiador (USF), mestrando em História Social (UFF). Membro do Núcleo de Estudos e…

A educação patrimonial de secundaristas: o legado de Márcia Valéria de Souza

A educação patrimonial de secundaristas: o legado de Márcia Valéria de Souza

Por Susana Priscila Cerqueira Santos (Conservadora-Restauradora, ex-aluna e ex-monitora do PEP/MN) e Alícia Neves da Silveira (Conservadora-Restauradora, ex-monitora do PEP/MN) Em seus muitos anos atuando no Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional (LCCR/MN), Márcia Valéria de Souza[1], conduziu por uma década o Programa de Educação Patrimonial (PEP). O PEP, parceria do Museu Nacional com…

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz convida para o lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense” organizado por Ana Luce Girão e Inês El-Jaick Andrade, que acontecerá no dia 05 de dezembro na sala de…

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

É com muito pesar que a Semana Fluminense do Patrimônio lamenta o falecimento de Lydio Bandeira de Mello, importante pintor brasileiro, reconhecido por sua arte muralista. Um dos raros artistas brasileiros que dominaram com precisão a técnica do afresco. De acordo com a Casa de Oswaldo Cruz, o pintor manteve, nos últimos anos uma importante…

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…