Sobre plataformas e patrimônio digital

Sobre plataformas e patrimônio digital

Você provavelmente chegou até esse texto por meio de uma plataforma digital: Instagram, Facebook, Google. Em um processo de navegação cotidiano ou da busca específica, o termo patrimônio faz parte do seu universo. E o seu universo alimenta o algoritmo, que aprende com esses padrões. Se olharmos para o Instagram e o Facebook, ambos fazem…

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial  do Estado do Rio de Janeiro

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Originado, apropriado e transmitido a partir, para e através de pessoas e grupos formadores da sociedade, o patrimônio cultural representa a memória de um tempo passado submetido às dinâmicas e relações do presente. Sua gestão e preservação dependem de políticas e instrumentos orientados para a proteção, valorização e disseminação do patrimônio cultural em sua diversidade.…

A educação patrimonial de secundaristas: o legado de Márcia Valéria de Souza

A educação patrimonial de secundaristas: o legado de Márcia Valéria de Souza

Em seus muitos anos atuando no Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional (LCCR/MN), Márcia Valéria de Souza[1], conduziu por uma década o Programa de Educação Patrimonial (PEP). O PEP, parceria do Museu Nacional com o Colégio Pedro II, possibilitou a cerca de 50 alunos do ensino médio capacitação na área de Preservação…

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz convida para o lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense” organizado por Ana Luce Girão e Inês El-Jaick Andrade, que acontecerá no dia 05 de dezembro na sala de…

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

É com muito pesar que a Semana Fluminense do Patrimônio lamenta o falecimento de Lydio Bandeira de Mello, importante pintor brasileiro, reconhecido por sua arte muralista. Um dos raros artistas brasileiros que dominaram com precisão a técnica do afresco. De acordo com a Casa de Oswaldo Cruz, o pintor manteve, nos últimos anos uma importante…

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…

Da Casa de Família à Casa de Câmara

Da Casa de Família à Casa de Câmara

A partir do início do século XIX, com a consolidação da lavoura açucareira e a consequente necessidade de mão de obra escravizada, houve uma grande movimentação regional que permitiu que a Vila São João de Macahé[i], recém-criada, se desenvolvesse entre a vastidão do oceano Atlântico e as regiões férteis do interior do seu território.[ii] Em…