7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…

Da Casa de Família à Casa de Câmara

Da Casa de Família à Casa de Câmara

A partir do início do século XIX, com a consolidação da lavoura açucareira e a consequente necessidade de mão de obra escravizada, houve uma grande movimentação regional que permitiu que a Vila São João de Macahé[i], recém-criada, se desenvolvesse entre a vastidão do oceano Atlântico e as regiões férteis do interior do seu território.[ii] Em…

27 de Outubro -  Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fundada em 1945, tem sido a principal agência internacional a regular e legislar sobre o que pode ser considerado patrimônio de interesse universal, por meio de recomendações, convenções, declarações, assim como da análise de processos de salvaguarda, registro ou patrimonialização que…

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O prédio da Antiga Companhia Docas de Santos foi tombado pelo IPHAN em 1978 através do processo 0976-T-78 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, após pedido do historiador Gilberto Ferrez, por ser um dos mais notáveis remanescentes dos oitenta e três prédios que haviam sido construídos na antiga Avenida Central.…

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

Atualmente, no século XXI, os bens ferroviários compõem a diversidade dos patrimônios reconhecidos em esfera nacional e ocupam a agenda de pesquisas acadêmicas. Porém, essa é uma situação historicamente recente. O primeiro tombamento nacional aconteceu no dia 30 de abril de 1954, em decorrência do centenário da E. F. Barão de Mauá. Uma ação que…

Três dimensões do jardim

Três dimensões do jardim

A Coleção Memórias de Paisagens tem como seu principal protagonista a paisagem, um tema cada dia mais frequente entre profissionais de arquitetura, urbanismo, preservação do patrimônio cultural e outras disciplinas correlatas. Fui honrosamente convidado por seu editor, o Professor da UFRJ Rubens de Andrade, para inaugurar essa coleção com três textos meus: um recém produzido,…

Taata Anselmo Santos Minatojy

Taata Anselmo Santos Minatojy

No dia 28 de novembro passado perdemos Taata Anselmo Santos Minatojy, líder do Terreiro Mokambo, em Salvador, aos 66 anos. Neto de Pai Joãozinho da Goméia, era sacerdote do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo e membro da ADENGO – Associação dos Descendentes da Ndanji Goméia. Bacharel no curso de Secretariado…