Taata Anselmo Santos Minatojy

Taata Anselmo Santos Minatojy

No dia 28 de novembro passado perdemos Taata Anselmo Santos Minatojy, líder do Terreiro Mokambo, em Salvador, aos 66 anos.

Neto de Pai Joãozinho da Goméia, era sacerdote do Terreiro Mokambo – Nzo Nguzo za Nkisi Ndandalunda ye Kitembo e membro da ADENGO – Associação dos Descendentes da Ndanji Goméia.

Bacharel no curso de Secretariado Executivo da Universidade Católica de Salvador e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cursava o doutorado em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFB).

Nasceu no Rio de Janeiro, onde iniciou a sua vida no Candomblé de Angola no Abasá de Kavungo, em 1974, mas foi em Salvador que consolidou sua vida religiosa.

Em 18 de janeiro de 1996, fundou o Terreiro Mokambo, na Vila Dois de julho. O Terreiro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Bahia em 2006 e abriga o Memorial Kisimbiê – Águas do Saber, premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como espaço de visibilidade e manutenção da Tradição Bantu no Brasil em 2015.

Em 2018, foi lançado o documentário “Mokambo: Nguzu Malunda Bantu”, que retrata a influência da cultura Bantu na construção da identidade do povo brasileiro.

Taata Anselmo foi um grande defensor das religiões de matriz africana, lutando pelo respeito entre as religiões e contra a intolerância religiosa.

Participou da Semana Fluminense do Patrimônio no 11º. Encontro do Patrimônio Fluminense em agosto deste ano na mesa A Resistência das Religiões de Matriz Africana (https://www.youtube.com/watch?v=GN_TMn2Cqcw&list=PLViEOe4Ru7XTjxG9tFoC42sTq6HPaUMXk&index=3&t=1207s).

Nós, da Semana Fluminense do Patrimônio, sentimos muito a perda de Taata Anselmo, que deixa um legado de resistência, respeito e preservação das tradições do Candomblé. E enviamos nossos sentimentos à toda comunidade do terreiro Mokambo e em particular a sua família.

Fontes:
https://www.al.ba.gov.br/midia-center/noticias/53143
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-66-anos-o-taata-anselmo-lider-religioso-do-terreiro-mokambo/
http://terreiromokambo.org.br/v2/mokambo-memorial-kisimbie/