Associação de Moradores de Petrópolis entrega documento em favor da preservação

A associação dos Moradores e Amigos do Centro Histórico da Cidade Imperial de Petrópolis (AMA) aproveitou o debate com a sociedade promovido no último dia Encontro Fluminense do Patrimônio para entregar uma carta com reinvidicações e sugestões para a preservação do patrimônio cultural e natural da cidade. Além da AMA, o documento é assinado pelo…

Sem rumo, cidades recorrem a tombamento para garantir preservação

Em entrevista ao site da Semana, a arquiteta, urbanista e historiadora Margareth Pereira, da UFRJ, diz que o tombamento acaba sendo usado em larga escala para salvar bens que poderiam ser protegidos por ferramentas de urbanismo Na contramão de metrópoles como Roma, Paris, Berlim e Nova York, as grandes cidades brasileiras têm recorrido em grande…

Projetos de pesquisa buscam fortalecer a preservação do patrimônio

Edificações importantes para a preservação da história e da memória do período do café estão sob risco na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. A situação dos exemplares da arquitetura daquele período está sendo levantada por uma pesquisa conduzida pela professora Sílvia Helena Zanirato, da Universidade de São Paulo. O trabalho…

Brasil não avançou na recuperação de áreas afetadas por desastres naturais, diz pesquisador

Nos últimos anos, o Brasil praticamente não avançou na recuperação de áreas afetadas por desastres naturais. O diagnóstico foi feito pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) Carlos Machado de Freitas, que proferiu a conferência Mudanças climáticas globais e riscos locais no dia 23 de agosto, no Encontro Fluminense do Patrimônio. De acordo…

III Semana Fluminense de Patrimônio abre com reflexão sobre o urbanismo

“Somos feito os pescadores à cata / de peixe: versos que alimentam nossa aldeia”. Com os versos da poesia Trabalho Fluente, de Marcelo Caetano, primeira colocada na categoria Memória das Águas do concurso Olhares sobre o Patrimônio Fluminense do ano passado, a atriz Zezé Motta, mestre de cerimônias da abertura oficial da III Semana Fluminense…

"Brasil precisa aprender a partilhar conhecimentos sobre preservação"

  “O Brasil precisa mudar”. A advertência foi feita pela professora da Universidade Católica Portuguesa Eduarda Vieira, autoridade em conservação preventiva em Portugal, diante de uma constatação: especialistas brasileiros em patrimônio não compartilham informações sobre soluções inovadoras encontradas para lidar com a questão da preservação. “Ainda há uma atitude cultural um bocadinho retrógrada aqui no…