Sítio Roberto Burle Marx: Um ninho de Natureza e Arte

Sítio Roberto Burle Marx: Um ninho de Natureza e Arte

Roberto Burle Marx teve uma carreira profissional diversificada e bem-sucedida, sendo, no entanto, a sua atividade profissional mais conhecida, o paisagismo. Mas também, foi um importante pintor, cenógrafo, designer, cantor lírico e colecionador.

Carranca do Vale do São Franscico

Em seu sítio na Estrada Roberto Burle Marx, 2019 no bairro de Barra Guaratiba, seu principal reservatório botânico, para seus notórios trabalhos. Também era sua casa, um lugar onde produzia seus trabalhos artísticos e reunia seus amigos, o seu ninho de acolhimento e inspiração.

Acervo de Arte Sacra

Sua faceta colecionadora começou na infância, o paisagista demonstrava interesse pelo ato de colecionar, inicialmente, indivíduos do estudo científico da botânica. Seu gosto pelas artes e pela natureza sempre foi incentivado por sua família, principalmente sua mãe, primeiramente por jardinagem e música, depois se estendendo à pintura, ao desenho, à escultura e ao paisagismo. Posteriormente, seu interesse se volta para o colecionismo de objetos de arte e decoração, artefatos arqueológicos e arte popular brasileira.

Sala de Visita (acerbo de Arte Sacra)

A Casa Principal (Casa onde Burle Marx morou dentro do Sítio) abriga este acervo único, colecionados ao longo de sua trajetória: camisas, toalhas, almofadas (alguns foram pintados à mão e outros produzidos em serigrafia); imaginária sacra; cristais; de arte popular (composta por esculturas em madeira e cerâmicas do Vale do Jequitinhonha); artefatos pré-colombianos; artefatos indígenas; peças Africanas; Carrancas do Rio São Francisco e de conchas; como também, quadros, esculturas, desenhos, gravuras e grupos de azulejos produzidos por Roberto Burle Marx (RBM); peças em cristal Murano¹.

Sala de Música

Ao adentrar a Casa principal pela primeira vez, pode-se perceber que sua residência era em si uma “vivência do belo” (CALS,1995) com paredes, estantes e vitrines recheadas de Arte. Era um homem que gostava de ficar cercado do que mais amava, a Arte, o Paisagismo e os Amigos. Com quem gostava de dividir seu lar. Mas que o belo, o artista gostava da vida, do processo e da construção da arte: “Tudo que nos envolve é motivo de curiosidade. Posso pensar em música ou poesia para pintar um quadro.” (BURLE MARX apud CALS, 1995, p. 31)

Ceramicas do Vale do Jequitinhonha

O viver era principal fonte de inspiração de Burle Marx, e essa apreciação a vida, tornou-o o artista completo que foi, suas coleções em seu precioso ninho (sua casa) era um reflexo do seu modo de ser. Pouco conhecido, esse espaço é aberto ao público, tento todo ano a Jornada de Pintura, para manter o legado de incentivo e apreciação das artes e da natureza.

Com isso, pode-se entender o Sítio Roberto Burle Marx acolhe essas coleções e que guarda, parada no tempo, uma parte do artista. Essa cápsula do tempo mantém-se aberta para todos os “curiosos” que visitam o sítio. Tornando se um ninho não apenas para o paisagista, mas para todos seus visitantes. Um ninho acolhedor com arte, história e natureza, um espaço que reflete não só as vontades do artista, como de todo o povo fluminense.

 

¹Murano – tipo de cristal produzido em Murano, região da Itália.

Referências Bibliográficas:
CALS, Soraia. Roberto Burle Marx: Uma Fotobiografia. Rio de Janeiro: S. Cals, 1995.

Por Jéssica Manhães, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural