HOMENAGEM À  PATRÍCIA MONTE-MOR

HOMENAGEM À PATRÍCIA MONTE-MOR

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento no último dia 27 de janeiro da antropóloga e produtora cultural Patrícia Monte-Mor em decorrência de complicações da covid-19. Patricia foi professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), estudou os rituais das Folias de Reis no universo da cultura popular do Rio de Janeiro.

Foi especialista em Antropologia Visual, sendo professora assistente no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordenou a Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais e o Núcleo de Antropologia e Imagem – NAI.

Foi editora da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, periódico semestral, publicado a partir de 1995.

Foi diretora da Interior Produções, coordenadora e curadora com seu marido José Inácio Parente do Festival Internacional do Filme Etnográfico, que realizou no Rio de Janeiro, desde 1993, atualmente interrompido, mas que foi fundamental para a formação de muitos realizadores e trouxe os mais importantes documentaristas do mundo para o Rio.

Como antropóloga, participou de diversas pesquisas na área da religiosidade popular desde os anos 80, quando desenvolveu seu interesse pelo diálogo da antropologia com a imagem – área de estudos a que vinha se dedicando nos últimos anos.

Coordenou através do NAI, na UERJ, diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Antropologia Visual.

Organizou, desde 1999, o Atelier Livre de Cinema e Antropologia, um curso de formação voltado para o uso da imagem nas ciências sociais.

Patrícia foi uma parceira da Semana Fluminense do Patrimônio, cedendo filmes de seu acervo pessoal para exibição na 1ª Mostra de Filmes Memória em Movimento em 2013.