Ciclo de Palestras: História e Patrimônio

|||::
Praça Getúlio Vargas, nº 71 - nova friburgo

Serão conferidos certificados aos participantes inscritos que comparecerem às palestras; o documento será conferido por palestra e dependerá da assinatura do inscrito no registro de presença. Após cada evento, o certificado será remetido ao participante por meio do e-mail informado no cadastro de inscrição.

As inscrições deverão ser feitas no site www.djoaovi.com.

Espaço público e urbanização
A História da Praça Princesa Izabel em Nova Friburgo: o projeto esquecido de Glaziou

Palestrante:
Luiz Fernando Dutra Folly
Arquiteto e Urbanista
Mestre em Urbanismo (PROURB / FAU / UFRJ)
Presidente da Fundação D. João VI de Nova Friburgo

Resumo: A introdução da vegetação nos espaços livres públicos de Nova Friburgo, realizada de forma planejada, se deu a princípio de forma lenta. O primeiro espaço público da cidade organizado como jardim foi a Praça Princesa Izabel em 1880, hoje Getúlio Vargas. Nesta apresentação o que se pretende é enfocar os processos de formação e transformação da referida praça em relação ao centro urbano de Nova Friburgo, verificando a sua importância e as razões pelas quais foi construída.

Eucalyptus robusta: características e curiosidades

Palestrante:
Amazile López Netto
Graduada em Engenharia Florestal (UFRRJ)
Licenciatura Plena em Geografia (Unopar)
Doutora em Políticas Públicas Comparadas (UFRRJ)

Resumo: O gênero Eucalyptus é originário da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania. São mais de 700 espécies reconhecidas. Glaziou utilizou o Eucalyptus robusta em diversos trabalhos. Em Nova Friburgo, destacou o Eucalyptus robusta no projeto da principal praça do município, atual Praça Getúlio Vargas. Nesta breve palestra serão comentadas características do Eucalyptus robusta,e apresentados alguns relatos da presença desse espécime em outros países.

Fundação D. João VI