Histórias de Jacarepaguá com o IHBAJA – Parte 2

Segunda apresentação ao vivo e on line (Live) em formato de palestra com pesquisadores do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) apresentando aspectos históricos da Baixada de Jacarepaguá e de seus patrimônios culturais. As Palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube ONDE MORO JACAREPAGUÁ e terá a mediação de Marcelo Calvano, idealizador do Projeto Onde Moro Jacarepaguá.

Evento online e ao vivo transmitido pelo canal do Youtube: Onde Moro Jacarepaguá

Informação complementar: Evento realizado pelo Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) em parceria com o Portal Onde Moro Jacarepaguá apresenta a segunda de duas apresentações ao vivo (LIVES) que objetiva apresentar aspectos da história da Baixada de Jacarepaguá. Nesta segunda LIVE a integrante e pesquisadora do IHBAJA Janis Cassilia (professora de história e mestre em história das ciências e da saúde) abordará a história da psiquiatria no Brasil e a criação da Colônia Juliano Moreira (atual IMASJM), um dos 4 hospitais de isolamento criados na primeira metade do século XX e localizados na região da Baixada de Jacarepaguá e que abriga um importante conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural. Considerado um local de feições rurais e longe dos centros do então Distrito Federal, Jacarepaguá foi o local escolhido para a instalação de uma colônia agrícola para o atendimento e assistência de psicopatas. Com o decorrer do tempo, o hospital tornou-se referência na assistência à doença mental no Brasil, local de exclusão e internação compulsória, e local de destaque no movimento da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial.

Parceiros: Projeto Onde Moro Jacarepaguá, Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá e do Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá.