Encontros para a produção do livro coletivo com os mestres Chonca e Harildo de Arraial do Cabo

Encontros para a produção do livro coletivo com os mestres Chonca e Harildo de Arraial do Cabo

Serão realizados três encontros virtuais com os mestres carpinteiros tradicionais de canoas de boçarda: Wilson Luiz da Silva (Mestre Chonca) e Harildo Francisco (Mestre Harildo), ambos, de Arraial do Cabo (RJ).

Estes encontros terão a apresentação da ecóloga Ana Paula da Silva e com a mediação da etnobotânica Viviane Kruel e do sociólogo Paulo Sérgio Barreto.

O mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, “Chonca”) reforma canoas de boçarda (canoas de um tronco só). Aprendeu a sua profissão observando, escutando e participando dos pequenas reformas com os mais antigos mestres carpinteiros de Arraial do Cabo e de Cabo Frio. E, desde os anos 70, tem o seu estaleiro na Praia Grande aonde conserta diversas canoas das praias da cidade além de construir caíco e confeccionar miniaturas decanoas. E, com maestria, dá aulas para estudantes, professores, moradores e visitantes sobre os saberes tradicionais.

O mestre Harildo Francisco aprendeu o seu ofício de carpintaria naval quando jovem fazendo miniaturas de canoas de boçarda, por brincadeira. Pela experiência, vivência, tato e conhecimento tradicional com e/ou sem ajuda de assistente reforma e conserta as canoas de boçarda das praias da cidade e constrói pequenas embarcações, como, os caicos e faz miniaturas de canoas na Praia da Prainha. Sua habilidade é insuperável! Pois com desenvoltura, habilidade e competência faz com maestria o seu ofício da carpintaria naval.

Os três encontros serão gravados e transcritos para uma possível edição impressa (e/ou em formato de e-book),para o ano de 2022,a partir das narrativas, dos depoimentos e das transmissões dos conhecimentos, das sabedorias e dos saberes-fazeres dos dois mestres carpinteiros tradicional de canoas de boçarda.

Dia 9 de Setembro (Primeiro encontro) – Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca com os dois mestres carpinteiros tradicionais: Wilson Luiz da Silva (apelido, “Chonca”) e Harildo Francisco, às 15:30h.

Dia 14 de Outubro (Segundo encontro) – Porto das Canoas da Praia Grande com o mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, “Chonca”), às 15:30h.

Dia 21 de Outubro (Terceiro encontro) – Porto das Canoas da Praia da Prainha com o mestre Harildo Francisco, às 15:30h.

Convidamos o público para participarem dos três encontros a partir da adesão, aceite e anuência escrita pelo e-mail. Agende-se: umpotlatch@yahoo.com.br

A ideia é criar, conceber e produzir olivro coletivo sobre a “carpintaria tradicional”, narrado pelos dois carpinteiros tradicionais, com a participação do público das “Live das Quintas”, na 11º. Semana Fluminense do Patrimônio – 2021.

Nos dias das “Live das Quintas” formule perguntas e reflexões para os dois mestres carpinteiros que poderão compor os textos e as imagens, inclusive, com a sua contribuição,dafutura edição impressa (e/ou em formato de e-book), para o ano de 2022, do livro coletivosobre a “carpintaria tradicional”.

Todo o conteúdo virtual das “Live das Quintas” na 11º. Semana Fluminense do Patrimônio – 2021 estarão salvaguardados, digitalizados e registrados para compor os novos acervos do Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca, na Praia Grande, em Arraial do Cabo(RJ).

Classificação etária: livre