Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos

|||::
Avenida Brasil, 4365

Período: 05 de maio a 01 de junho de 2023
Carga horária: 27h
Modalidade: Presencial

O Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos, em nível de formação inicial e continuada de trabalhadores – modalidade presencial, abordará os vários modelos de acondicionamentos especiais utilizados para guarda e proteção de livros, documentos, fotografias, objetos, etc.. Os alunos acompanharão o professor nas demonstrações de cada etapa do desenvolvimento dos acondicionamentos e farão um protótipo do modelo a ser escolhido. O modelo pedagógico adotado tem o saber-fazer reflexivo como elemento central, com aulas expositivas e atividades práticas e participativas, para capacitar recursos humanos para o exercício profissional especializado no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso será ministrado pelo Conservador-Restaurador Edmar Moraes Gonçalves, especialista em Conservação/Restauração de livros raros e antigos.

No dia 5 de maio de 2023 (sexta-feira), às 9h30, acontece a palestra de abertura ‘A importância do acondicionamento para a conservação de acervos’, promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O evento, que acontece no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro), será transmitido ao vivo pelo Facebook da Casa e contará com intérprete de Libras.

Na ocasião, Rodolpho da Silva Barros, bibliotecário do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Nathália Vieira Serrano, chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Documentos do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa, e Juliana Albuquerque, chefe do Serviço de Museologia da Casa, abordarão o tema. Certificados de participação serão emitidos somente para os participantes na modalidade presencial.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Rodolpho da Silva Barros
Bacharel em Biblioteconomia (Unirio) e Mestre em Preservação de Acervos (PPACT – Mast/Unirio), atualmente bibliotecário em período de capacitação na área de preservação e conservação preventiva de acervos bibliograficos na Seção de Obras Raras Overmeer e no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LACOPD) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Nathália Vieira Serrano
Bacharel em Artes Visuais (UFMG) e em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG), especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz), e mestre em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universitat Politècnica de València – UPV, Espanha. Atualmente é chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Documentos (SCRD) do Departamento de Arquivo e Documentação da COC/Fiocruz.

Juliana Albuquerque
Museóloga e chefe do Serviço de Museologia da COC/Fiocruz. Possui mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT – Mast/Unirio), MBA em Gestão de Museus (ABGC/UCAM), graduação em Museologia (Unirio) e em Conservação de Bens Culturais (Estácio).

https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2397-a-importancia-do-acondicionamento-para-a-conservacao-de-acervos-e-tema-de-palestra-na-casa.html

Oficina Escola de Manguinhos