Museu Nacional é tema da abertura da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio nesta terça (4/12)

Atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro, o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será o tema do evento de abertura da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Com a presença do diretor Alexander Kellner, da vice-diretora Cristiana Serejo e da coordenadora da Equipe de Resgate do Museu Nacional, Cláudia Carvalho, e mediação da pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá, o encontro será realizado na próxima terça-feira (4/12), entre 14h e 18h30, no Museu Histórico Nacional (RJ).

Além da mesa-redonda com representantes da instituição científica mais antiga do Brasil, a abertura da SFP 2018 também terá apresentações culturais, e o lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional e da chamada pública da Mostra de Fotografia, Poesia e Vídeo Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. O evento de encerramento, – Museu Nacional Vive -, será realizado com atividades no próprio Museu Nacional, no domingo (9/12), a partir das 10h. (Confira abaixo mais detalhes da programação).

Com os objetivos de valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões, a Semana Fluminense do Patrimônio deste ano terá o tema Memória, cultura e sociedade. A meta é estimular uma reflexão sobre as relações entre preservação e difusão da memória do patrimônio cultural e científico fluminense e o respeito à diversidade cultural, tendo como foco o Museu Nacional.

Organizada anualmente pela Casa de Oswaldo Cruz e outras instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, a SFP deste ano foi adiada de novembro para dezembro, em função da tragédia ocorrida no antigo Palácio Imperial de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. A Comissão de Organização da SFP decidiu rever a programação do evento para debater o impacto e as perspectivas do Museu Nacional após o incêndio que consumiu grande parte de seu acervo.

Em razão das mudanças, o 8º Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana, que acontece de maneira itinerante no território fluminense, foi cancelado. A mostra de filmes Memória em Movimento e a chamada pública que contemplava apresentações culturais representativas do patrimônio imaterial fluminense também foram suspensos.

Outra alteração importante aconteceu na mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. Além das tradicionais categorias de poesia e fotografia, a mostra passará a incluir uma categoria de poesia falada e uma voltada para inscrição de vídeos. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e no Instagram.

Confira abaixo a programação da 8ª SFP:

• Evento de Abertura

Data: 4/12 (terça-feira)
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora s/n°. Centro – Rio de Janeiro)
Horário: 14h às 18h30

Programação:

14h: Abertura

14h45: Lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional

15h:Lançamento da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio, com apresentação cultural, apresentação de vídeo sobre a SFP, e lançamento da chamada pública da mostra de Olhares sobre o Patrimônio Fluminense

15h30: Mesa-redonda Museu Nacional: situação atual e perspectivas

Alexander Kellner (Diretor do Museu Nacional)
Cristiana Serejo (Vice-diretora do Museu Nacional)
Claudia Carvalho (Coordenadora da Equipe de Resgate do Museu Nacional).

Mediação: Magali Romero Sá (Vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)

16h30: Apresentação cultural e encerramento

• Eventos por adesão

Inscritos por meio do site da SFP, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Os eventos devem acontecer integral ou parcialmente no período de 22/11 a 16/12.

• Mostra cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense

A chamada pública para a Mostra será lançada no evento de abertura

• Evento de encerramento Museu Nacional Vive

Data: 09/12 (domingo)
Local: Museu Nacional (Alameda das Sapucaias, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro)
Horário: 10h

Equipes de Assistência ao Ensino (SAE) e Museologia (SEMU) do Museu Nacional apresentarão o material didático do Museu Nacional (entomologia, ictiologia, geologia, entre outros), além de reconstituições dos objetos mais conhecidos do Museu, realizados por alunos das escolas públicas, entre outras atividades.