19 de junho - Dia do Cinema Brasileiro

19 de junho - Dia do Cinema Brasileiro

Dia 19 de junho marca o Dia do Cinema Brasileiro. Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, a data marca uma homenagem às imagens em movimento da entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1898. Consideradas as primeiras registradas no Brasil, foram realizadas por Afonso Segreto, a bordo do navio Brésil, no qual fez um curso de operação de cinematógrafos. Há também o dia 05 de novembro como data comemorativa referente à primeira exibição cinematográfica pública no país.

Sabendo da importância da sétima arte para a preservação e divulgação do patrimônio fluminense, a Semana Fluminense do Patrimônio realiza, desde 2013, a Mostra de Filmes “Memória em Movimento”. Para Nezi Heverton Campos de Oliveira, organizador da Mostra, “o evento é uma oportunidade para dar visibilidade a filmes pouco conhecidos do público e igualmente possibilitar acesso a um rico e variado patrimônio cultural que para muitos espectadores é também completamente desconhecido. Dessa maneira, o produto audiovisual transforma-se num eficiente instrumento de difusão e valorização desse patrimônio.”

Foram 137 filmes brasileiros, entre curtas, médias e longas-metragens, e mais de 150 horas de exibição entre os gêneros documentário, ficção e animação. Você pode conferir a lista de filmes transmitidos durante a SFP de 2013 a 2017 nos cartazes da Mostra e, a partir de 2018, no compilado sobre cada edição, ambos na seção A Semana do site.

Referências:
19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro. Disponível em: <https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/19-de-junho-dia-do-cinema-brasileiro>. Acesso em: 16 jun. 2023.