27 de Outubro -  Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fundada em 1945, tem sido a principal agência internacional a regular e legislar sobre o que pode ser considerado patrimônio de interesse universal, por meio de recomendações, convenções, declarações, assim como da análise de processos de salvaguarda, registro ou patrimonialização que…

ARTE E INSPIRAÇÃO

ARTE E INSPIRAÇÃO

Em janeiro de 2021 três jovens estudantes do município de Cantagalo procuraram-me desejando aulas de desenho. Estavam muito entusiasmados, após conseguirem boa colocação num concurso de desenho e desejavam aperfeiçoamento nesta arte. Conhecia dois deles e sabia como eram obstinados para aprender algo novo. Acabei concordando, mas com a condição de ser aos sábados e…

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O prédio da Antiga Companhia Docas de Santos foi tombado pelo IPHAN em 1978 através do processo 0976-T-78 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, após pedido do historiador Gilberto Ferrez, por ser um dos mais notáveis remanescentes dos oitenta e três prédios que haviam sido construídos na antiga Avenida Central.…

A FUNCIONALIDADE DOS ORNATOS PÉTREOS NA ARQUITETURA

A FUNCIONALIDADE DOS ORNATOS PÉTREOS NA ARQUITETURA

No Rio de Janeiro colonial, a transferência do conhecimento técnico português da cantaria foi fundamental para a construção da cidade. Rapidamente, os granitos e gnaisses encontrados nos maciços cariocas foram extraídos e afeiçoados para edificar fortificações, igrejas e residências, para além dos sistemas de abastecimento de água e pontes. Das pedras europeias, os calcários portugueses,…

HOMENAGEM À  PATRÍCIA MONTE-MOR

HOMENAGEM À PATRÍCIA MONTE-MOR

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento no último dia 27 de janeiro da antropóloga e produtora cultural Patrícia Monte-Mor em decorrência de complicações da covid-19. Patricia foi professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do…

Sítio Roberto Burle Marx: Um ninho de Natureza e Arte

Sítio Roberto Burle Marx: Um ninho de Natureza e Arte

Roberto Burle Marx teve uma carreira profissional diversificada e bem-sucedida, sendo, no entanto, a sua atividade profissional mais conhecida, o paisagismo. Mas também, foi um importante pintor, cenógrafo, designer, cantor lírico e colecionador. Em seu sítio na Estrada Roberto Burle Marx, 2019 no bairro de Barra Guaratiba, seu principal reservatório botânico, para seus notórios trabalhos.…

CAPANEMA MARU: O Ministério da Educação e Saúde

CAPANEMA MARU: O Ministério da Educação e Saúde

“Aquele edifício era conhecido no Rio de Janeiro como “Capanema Maru”, nome que o povo lhe dava porque tinha forma de navio e “Maru” eram os navios japoneses que frequentavam muito o porto do Rio de Janeiro”. Gustavo Capanema¹ Trabalhar no edifício do MEC por duas décadas, vivenciando o cotidiano de um ícone da arquitetura…