Fotografia e Poesia

MOSTRA DE FOTOGRAFIA E POESIA

“OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”

Está no ar o regulamento para a Mostra Cultural “Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia” 2017.


Estão abertas as inscrições para Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” 2017. O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra, que também busca revelar o patrimônio cultural eleito pela população fluminense e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.

De modo a refletir ainda mais a diversidade da visão sobre o patrimônio cultural fluminense, as obras inscritas são julgadas de duas formas distintas: por um júri técnico especializado – que elege três vencedores para cada categoria/tema em ordem de classificação – e pela população em geral por meio do voto popular – que elege um vencedor.

Os temas desta edição Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” 2017, que contempla as modalidades fotografia e poesia e as categorias infanto-juvenil e adulto, dialogam com o tema geral da semana Fluminense “Arte, cidade e patrimônio”. São eles:

1. Patrimônio cultural da Região dos Lagos

Inclui todo e qualquer bem material tombado ou imaterial registrado, pelas esferas nacional (Iphan), estadual (Inepac) e municipal de proteção, presente na Região dos Lagos. Qualquer outro bem retratado na Região que não tenha proteção legal deve ser enquadrado em outro tema desta Mostra.

2. Arte à vista

Abrange as manifestações artísticas realizadas em locais públicos, sejam elas a pintura, a escultura, a dança, a música, o teatro entre outras tantas que acontecem na cidade, para o passante, e que representam ou expressam traços da nossa cultura, ou em outras palavras, que nos representam. As obras (fotografias ou poesias) inscritas neste Tema podem ser representativas de qualquer região do Estado do Rio de Janeiro.

3. Fazendo arte

Este tema faz uma analogia com a expressão tradicional “fazer arte”, em referência as ações – artísticas ou não – que, por algum motivo, se constituem como uma ameaça à integridade do patrimônio cultural, seja ele privado ou público. As obras (fotografia ou poesia) inscritas neste Tema devem apresentar os resultados destas intervenções físicas no patrimônio cultural fluminense (podem ser representativas de qualquer região do Estado do Rio de Janeiro).

CONFIRA O REGULAMENTO AQUI E PARTICIPE!

CONFIRA OS VENCEDORES DA MOSTRA DE FOTOGRAFIA E POESIA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE” 2016:

► JÚRI TÉCNICO
► VOTO POPULAR