Mestres sabedores da pesca realizam pré-evento em Cabo Frio

“Eu sou pescador há mais de 50 anos. Comecei com 13 e parei aos 70. Conheço toda a restinga de Arraial do Cabo. Se for preciso, até hoje eu faço qualquer canoa funcionar”, disse Wilson Luiz da Silva, conhecido como Seu Chonca. “Eu reformo muita canoa velha até hoje, faço pequenos barcos, todo dia eu estou trabalhando, mesmo 18 anos depois de ter perdido a visão. Eu perdi a visão, mas não perdi a vida”, testemunhou Seu Harildo Francisco. “Eu sou artesão desde os 10 anos. Desde criança eu já fazia os brinquedos que eu não tinha dinheiro para comprar. Depois aprendi a profissão de marceneiro e comecei a fazer pequenas canoas, barquinhos de decoração, que eu faço até hoje”, afirmou Seu Arino da Silva.

Pré-evento da sétima edição do Encontro do Patrimônio Fluminense, o Encontro de Mestres Sabedores da Cultura Popular reuniu, na Casa de Cultura Charitas, em Cabo Frio, nesta quarta-feira (8/11), três célebres pescadores e artesãos que representam o patrimônio material e imaterial da Região dos Lagos. Verdadeiros “tesouros humanos vivos”, como definiu o sociólogo Paulo Sérgio Barreto, responsável pelo projeto, os Mestres Sabedores são aqueles homens e mulheres que possuem saberes e habilidades ancestrais e são capazes de transmitir, através da oralidade, as experiências e vivências para os novos aprendizes.

“Nós começamos a fazer essa ação na Semana Fluminense do Patrimônio em 2012. Nós trabalhamos justamente com essa perspectiva de inclusão, visibilidade, pertencimento, autoestima, de cidadania. A Região dos Lagos vem perdendo seus sabedores. O que a gente propõe é que haja uma política pública regional de reconhecimento e valorização dessas pessoas”, explicou Paulo Sérgio Barreto. A exposição com o trabalho de artesanato de Seu Arino da Silva e parte do acervo do Museu Escola Naval Mestre Chonca, da Praia Grande, de Arraial do Cabo, fica em cartaz na Casa de Cultura Charitas até 25/11.

O VII Encontro do Patrimônio Fluminense acontece nesta quinta (9) e sexta-feira (10/11), em Cabo Frio. Confira a programação completa em www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.