Exposição celebra os 200 anos da expedição de Spix e Martius pelo Brasil

Exposição celebra os 200 anos da expedição de Spix e Martius pelo Brasil

ASCOM/JBRJ

Livros raros, litografias e gravuras em metal, algumas coloridas a mão, além de painéis com reproduções, compõem a exposição que leva o público a uma “viagem” pela riqueza natural e cultural do Brasil, descoberta pelos naturalistas bávaros no século XIX.

Reproduções de obras de Johann Baptist von Spix integrantes do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues

“Natureza, ciência e arte na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius – 1817-1820” é a exposição que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) inaugura na sexta-feira, 20 de outubro de 2017, para celebrar o bicentenário da expedição dos dois naturalistas que revelaram ao mundo a diversidade e a beleza da natureza e dos povos do nosso país no século XIX. A exposição estará no Museu do Meio Ambiente até 20 de janeiro.

A mostra, que integra a VII Semana Fluminense do Patrimônio, é composta, principalmente, por exemplares originais dos 18 principais títulos publicados por Martius e Spix, todos livros raros pertencentes ao acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues, do Jardim Botânico. A Biblioteca possui 23 obras dos autores, das mais de 30 por eles publicadas. Para a exposição, foram selecionadas as mais ricas em imagens. Entre as preciosidades à mostra estão exemplares de Viagem pelo Brasil, do Dicionário de dialetos e línguas indígenas faladas no Brasil e um dos 40 volumes da Flora brasiliensis.

O público poderá ver ilustrações originais e reproduções de trabalhos dos próprios naturalistas e de artistas que com eles colaboraram, como Rugendas, Thomas Ender, Johann Buchberger, Franz Frühbeck, Benjamin Mary, Ackerman, Deppé, Hohe, Johann J. Steinmann, o taxidermista Domenico Sochor, o zoólogo Johann Natterer, os botânicos Johann Sebastian Mikan e Johann Emmanuel Pohl, além de outros artistas e desenhistas anônimos.

Os textos explicativos da exposição são de especialistas botânicos, artistas, historiadores, antropólogos e outros, cujas áreas se desenvolveram, em grande parte, a partir do monumental trabalho realizado por Spix e Martius sobre o Brasil. Abertos ao diálogo e à troca de conhecimentos científicos, eles contaram com a contribuição de outros naturalistas de peso, como o próprio Barbosa Rodrigues (diretor do Jardim Botânico de 1890 a 1909).

Johann Baptist von Spix (Höchstadt an der Aisch, 9 de Fevereiro 1781 — 14 de Março de 1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (Erlangen, 17 de abril de 1794 — Munique, 13 de dezembro de 1868) chegaram ao Rio de Janeiro em 1817, na chamada Missão Austríaca ou Missão Austro-Alemã, que veio ao Brasil como parte da comitiva da princesa Leopoldina da Áustria, noiva do futuro imperador D. Pedro I.

Reproduções de obras de Carl Von Martius integrantes do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues

Do Rio, os naturalistas, acompanhados por artistas e assistentes, partiram em uma expedição que durou três anos, alcançando o Amazonas. Neste trajeto, percorreram 4 mil quilômetros de norte a sul, 6.500 de leste a oeste, deparando-se com a natureza exuberante e as culturas de povos nativos do território brasileiro. Coletaram dezenas de milhares de amostras de plantas, animais e artefatos e fizeram inumeras anotações sobre o que encontraram no caminho. Todo esse material serviu para os estudos realizados nos anos posteriores, que revelaram a riqueza natural e cultural do Brasil.

“A Flora brasiliensis, por exemplo, levou 66 anos para ser concluída, só a partir do material botânico coletado nessa expedição. Nela são descritas, pela primeira vez, mais de 20 mil espécies de plantas brasileiras, sendo até hoje uma das maiores e mais completas floras do mundo. O conjunto do trabalho de Martius e Spix sobre o Brasil é imensurável, e suas obras são utilizadas até hoje como referência na botânica, zoologia, arte, história e até medicina. São obras que trouxeram desenvolvimento científico, cultural e social para o país”, explica o professor e ilustrador botânico Paulo Ormindo, curador da exposição no Museu do Meio Ambiente.

A exposição tem apoio da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) e do Centro de Referência em Informação Ambiental – (CRIA), e direção de arte assinada por Mary Paz Guillén.

Simpósio – Além da exposição, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro está realizando um Simpósio dedicado a Von Martius. As próximas palestras serão em nos dias 17 de novembro e 5 de dezembro, também no Museu do Meio Ambiente. Veja mais em: http://www.jbrj.gov.br/node/832

Serviço:
Exposição Natureza, ciência e arte na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius – 1817-1820
Museu do Meio Ambiente
End: Rua Jardim Botânico, 1008
Aberta ao público até 20 de janeiro de 2018.
Horário: segunda, das 12h às 17h. De terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita.

Informações para a imprensa:
ASCOM/JBRJ:
ascom@jbrj.gov.br
Tel: 21-3204-2498