Novembro no MART

Novembro chega com a participação do MART nos eventos paralelos da VII Semana Fluminense do Patrimônio, evento anual, organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões. A cada ano, um tema diferente é escolhido para orientar os debates e, em 2017, traz o tema “Arte, Cidade e Patrimônio”, que busca estimular uma reflexão sobre o espaço urbano como experiência estética e identitária e as implicações dessa experiência sobre a memória e o patrimônio.

O MART inaugura, no dia 9 de novembro, a exposição individual do artista plástico, designer gráfico, poeta e ator “Yuri Vasconcellos 4X1”, apresentando a diversidade de sua produção cultural, desde as artes plásticas até as artes cênicas e a poesia, sempre com um olhar diferenciado para as “coisas” da terra cabo-friense, em especial, o patrimônio material e imaterial. A abertura da exposição é às 19 horas. ENTRADA FRANCA.

No sábado, dia 11 de novembro, chega mais cedo a Feira Agroecológica do Convento em sua edição do mês de novembro, já que acontecerá junto com as atividades da SFP. Por aqui, teremos os produtores agro-familiares da região trazendo alimentos saudáveis para você e sua família. Nas atividades culturais, o destaque vai ser o Coletivo Griot – Pesquisa, difusão e memória das tradições afro-brasileiras se apresentando nos jardins do Mart. Também teremos Yuri Vasconcellos com os Causos Cabo-frienses, circulando por aqui. Não vá perder. Programe-se. Traga os amigos e venha se divertir na tarde de sábado. Vem pro MART ! A partir das 15 horas, nos jardins do MART.

A Astronomia no Museu acontece no dia 17 de novembro, com a palestra “Poluição luminosa: o desafio do céu para todos”, com Willer Amorim, membro da Rede Rio Astronomia, seguida de observação dos astros em evidência. Mas fique atento a programação, pois de acordo com as condições do tempo podemos cancelar o evento. Nesse dia, teremos a participação do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, convidado pela Rede Rio Astronomia, nossa parceira no projeto. Palestra às 18 horas e observação a partir das 19h. ENTRADA FRANCA

Em comemoração à consciência negra, no dia 30, o Mart recebe as atividades do “Novembro Negro”, da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio. Logo pela manhã, às 9h, teremos Oficina de Abayomi, com a Profª Andréia Fernandes Neves, coordenadora e brincante do Coletivo Griot – Pesquisa, difusão e memória das tradições afro-brasileiras. Abayomi é uma boneca feita de nós ou tranças, que as mães africanas faziam a partir de retalhos de suas saias, para acalentar seus filhos durante as travessias nos navios que transportavam escravos entre a África e o Brasil, e que serviam como amuleto de proteção. Em seguida, das 10:30 às 11:30h, palestra “Contação de História”, com a Profª Cristina Chagas. À tarde, às 14h, a professora segue com a atividade de Contação de Histórias. Após, das 15 às 16h, apresentação de Linguagens Artísticas e Culturais: Carimbó, com a Profª Graziela de Paula e alunos do 4º ano da E. M. Marília Plaisant. O carimbó, dança de roda típica do Pará, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014. INSCRIÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES: Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

No mesmo dia 30, o Música no Convento apresenta o concerto 400 anos de Música, com o Quarteto de Cordas e Madrigal da Faculdades Batista do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Ricardo Aigner. O repertório irá da renascença, passando pelo Barroco, pela Música Colonial Brasileira e pelos Negro Spirituals. Programe-se! Vem pro MART! Mais uma noite de boa música. Às 19:30 horas, com ENTRADA FRANCA.

Os ensaios do Coral Despertar Alegria de Viver continuam às 3as e 6as feiras, a partir das 15 horas, sob regência do Maestro Francisco Silguero. Venha conhecer o coral e quem sabe você queira fazer novas amizades e encontrar uma ocupação para suas tardes.

As Danças Circulares do Coletivo Gira-sol, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos, trabalham com os ritmos, cantos e danças de povos e culturas do mundo, na busca pelo bem-estar físico, mental, emocional, energético e social dos participantes. Sempre às 2as feiras, das 15 às 17 horas, nos jardins internos do MART.

Agende-se e venha para o Mart! Cultura é o que a gente faz. Acompanhe nossa página no facebook:

Horário de funcionamento do Mart: terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados e feriados, das 14 às 18h.

Serviço:
Museu de Arte Religiosa e Tradicional
Largo de Santo Antonio, s/n – Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos – Centro – Cabo Frio CEP 28.905-365
Tel: (22) 2646-7340 e-mail: mart@museus.gov.br