SENAI Rio oferece oficinas gratuitas de restauro na IV Semana Fluminense do Patrimônio

J-513-14 IV Semana Fluminense de Patrimonio - EVENTO - Banner Site Semana Patrimonio - 1024x700

O SENAI inaugura suas oficinas técnicas de restauro durante a IV Semana Fluminense do Patrimônio. As aulas acontecem de 18 a 21 de agosto, na unidade Rodrigues Alves e contarão com profissionais renomados no mercado, como Luidi Nunes, um dos maiores especialistas em vitrais do País.

A iniciativa faz parte do Programa Indústria Criativa, lançado pelo Sistema FIRJAN para aumentar a competitividade da indústria clássica unindo-a ao talento dos profissionais criativos, como os arquitetos. O Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo, será a futura sede da Casa FIRJAN da Indústria Criativa.

A ‘Oficina de Patologia em Vitrais’ será ministrada por Luidi, do escritório Luidi&Gonçalves, que já realizou mais de 2.500 trabalhos no Brasil e no exterior. Atualmente, ele trabalha na restauração dos vitrais da Biblioteca Nacional.

Para a ‘Oficina de Patologia e Técnicas de Restauro em Metais’ foram convidados Gelson Silva e Roseni Cordeiro, especializados na recuperação de metais e madeira. A dupla já restaurou gradis e esquadrias do antigo DOPS, no Rio de Janeiro, e também atua no restauro da cúpula da Biblioteca. Completa o time, Rosil Germano, especialista do SENAI em pintura. Ele será o instrutor da ‘Oficina de Pintura à Base de Cal’.

O SENAI Rodrigues Alves será a sede de mais seis oficinas técnicas promovidas pelo evento na cidade do Rio: ‘Repensando a Arte do Barro’, do Museu Nacional/Ufrj; ‘Educação para o Patrimônio Cultural’. ‘Valorizações do Patrimônio Imaterial’ e ‘Jogo da Cidade’ promovidas pelo Inepac; ‘Argamassas de Cal’, fruto de parceria entre Iphan-RJ e Casa de Oswaldo Cruz; e ‘Oficina de Afresco’ promovida pela Casa de Oswaldo Cruz com os alunos do Curso “A arte e a técnica do afresco”, iniciado em setembro de 2014. A entrada da unidade é pela Av. Binário do Porto 827, Santo Cristo. Para se inscrever e saber mais sobre as atividades, acesse o site: www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

O SENAI Rio também participa das palestras da IV Semana Fluminense do Patrimônio. A arquiteta e urbanista Daniella Costa, coordenadora e professora do curso SENAI de Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais, será a mediadora da mesa ‘Grandes intervenções e seus impactos no território’, que acontece dia 15/8 em Paraty.

Curso SENAI de Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais
O SENAI Rio é a única instituição do estado que oferece curso de Aperfeiçoamento Profissional em Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais. Ao longo do curso, que dura oito meses, os alunos visitam obras de restauração no município do Rio de Janeiro e fazem viagem a uma cidade histórica. A terceira turma já esta com inscrições abertas. Podem se candidatar alunos e profissionais de Arquitetura, Engenharia, Urbanismo, e áreas afins. As aulas começam em março de 2015. Para mais informações, ligue 0800 0231 231 e 4002 0231.