Institutos históricos do Rio debatem patrimônio cultural

Divulgação Aperj
Paulo Knauss, diretor-geral do Aperj e presidente do IHGRJ

 

No dia 14 de agosto, acontece a terceira edição do Colóquio de Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro, evento bienal realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), que integra a programação da IV Semana Fluminense de Patrimônio. O encontro promove um debate em quatro mesas, tomando como base o tema principal Cidade, Memória e Patrimônio Cultural e apresenta o projeto do Guia do Institutos Históricos e Academias de História do estado do Rio de Janeiro. Ao final, haverá o lançamento do catálogo Bibliografia Fluminense: história dos municípios, organizado por Paulo Knauss e Victorino Chermont.

O objetivo principal do evento é reunir as instituições municipais fluminenses dedicadas ao estudo e a pesquisa da história no estado, fortalecendo assim, o Sistema Nacional de Institutos Históricos, coordenado pelo IHGB, além de construir bases de colaboração entre essas instituições. A escolha do tema desse ano se coaduna com a proposta de contribuir para as discussões da Semana Fluminense do Patrimônio. “É uma iniciativa para integrar os institutos históricos e academias de história do estado à programação”, ressalta o historiador Paulo Knauss, diretor-geral Diretor-Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Instrumento de pesquisa bibliográfica, o catálogo Bibliografia Fluminense: história dos municípios será lançado no encerramento do encontro. Fruto de um trabalho colaborativo de todos os institutos históricos e academias de história do estado, a publicação revela a riqueza da produção da história dos municípios fluminenses. “Uma das evidências encontradas no catálogo é a forte tradição de história fluminense”, ressalta o historiador Paulo Knauss, diretor-geral Diretor-Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Instrumento de pesquisa bibliográfica, o catálogo Bibliografia Fluminense: história dos municípios será lançado no encerramento do encontro. Fruto de um trabalho colaborativo de todos os institutos históricos e academias de história do estado, a publicação revela a riqueza da produção da história dos municípios fluminenses. “Uma das evidências encontradas no catálogo evidencia é a forte tradição de história local no estado do Rio de Janeiro”, ressalta Knauss.

Veja a programação completa do evento

 

Serviço:
III Colóquio de Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro