Eleja a melhor imagem do patrimônio fluminense

Fragmentos de Memória | 2º lugar (adulto): Queda, por Waldemir Silgueiro Júnior
2º lugar 2013: Queda, por Waldemir Silgueiro Júnior

Até dia 13 de agosto, o concurso cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2014 escolhe a imagem e a poesia que vão representar o patrimônio fluminense da Semana Fluminense do Patrimônio. Os interessados podem acessar o site da SPF, no menu concurso cultural, e ajudar a escolher os vencedores, que serão anunciados no dia 15 de agosto, às 16h, durante o evento de encerramento do IV Encontro do Patrimônio Fluminense, no Largo de Santa Rita. Foram inscritas 51 imagens e nove poesias.

O concurso se divide nas categorias infanto-juvenil (de 11 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos) nas modalidades poesia e fotografia, que devem abordar os seguintes temas:

O patrimônio da Costa Verde Fluminense
Inclui todo e qualquer bem material tombado ou imaterial registrado, pelas esferas nacional (Iphan) e estadual (Inepac) de proteção, presente na região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro.

Fatos e feitos

Os fatos incluem todo e qualquer evento realizado em contexto histórico material ou imaterial. Podem ser eventos culturais, esportivos, acadêmicos, de negócios etc. Os feitos incluem todo e qualquer bem cultural material ou imaterial, protegido ou não oficialmente, presente em qualquer região do Estado do Rio de Janeiro.
Memória transformada

As obras inscritas devem apresentar os reflexos das transformações (físicas, econômicas e/ou socioculturais) no patrimônio cultural fluminense, buscando ressaltar a relação, direta ou indireta, que existe entre eles. Inclui todo e qualquer tipo de intervenção, direta ou indireta, sobre o bem cultural, material ou imaterial, presente em qualquer região do Estado do Rio de Janeiro.