Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

Lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz convida para o lançamento do livro “TERRITÓRIOS, ACERVOS E IDENTIDADES: reflexões sobre patrimônio cultural fluminense” organizado por Ana Luce Girão e Inês El-Jaick Andrade, que acontecerá no dia 05 de dezembro na sala de conferências do Centro de Documentação e História da Saúde, no campus Fiocruz Manguinhos.

A publicação é uma coletânea composta por onze artigos que trazem discussões relevantes para o campo da cultura. Constitui uma valiosa contribuição para os estudos desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro no âmbito da memória e do patrimônio cultural, em suas dimensões material e imaterial. Ao longo da obra, Aline Lacerda, Amanda Heloisa Souza Custódio, Bianca Sivolella, Carla Feltmann, Clarice Campos, Claudio Oliveira Muniz, Éric Gallo, Inês El-Jaick Andrade, Jeferson Mendonça, Lucas Cuba Martins, Roberta Santos, Suzana Camillo Marques e Thalles Yvson Alves de Souza discorrem sobre temas contemporâneos. Reivindicações por reconhecimento, por parte de grupos sociais submetidos ao esquecimento forçado, por um lado, e a incorporação de novos e antigos saberes e fazeres, por outro, são discutidos nos textos que abordam, sob ângulos diferentes, as categorias encadeadas no título: territórios, acervos e identidades.

A realização da publicação contou com o apoio financeiro da FAPERJ e é publicado pela editora Hucitec. O lançamento é um evento em adesão à Semana do Patrimônio Fluminense.

Data: 05/12/2023
Horário: 10h
Local: Sala de conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) – 4º andar
Endereço: Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro. CEP 21040-900

Por Ana Luce Girão e Inês El-Jaick Andrade
Casa de Oswaldo Cruz