O adeus a Lydio Bandeira de Mello

O adeus a Lydio Bandeira de Mello

É com muito pesar que a Semana Fluminense do Patrimônio lamenta o falecimento de Lydio Bandeira de Mello, importante pintor brasileiro, reconhecido por sua arte muralista. Um dos raros artistas brasileiros que dominaram com precisão a técnica do afresco.

Pintura tempera e óleo – – Reprodução Instagram @lydiobandeirademello

De acordo com a Casa de Oswaldo Cruz, o pintor manteve, nos últimos anos uma importante parceria em ações de preservação e valorização das artes integradas à arquitetura. Ainda segundo a COC, “com Bandeira de Mello como professor, a Casa promoveu, entre agosto de 2013 e dezembro de 2014, o curso de pintura tradicional A arte e a técnica do afresco. O curso deixou como legado para a cidade do Rio de Janeiro 13 murais, executados pelos alunos em cinco edifícios de uso público. A Biblioteca Parque de Manguinhos e a Igreja São Jerônimo Emiliani, em Manguinhos; a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Maré; e a Igreja São José Operário e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, em Jacarepaguá”.

A experiência do curso originou o belo documentário Bandeira de Mello e a arte do afresco, que pode ser assistido abaixo:

Deixamos aqui nosso pesar aos familiares, amigos e admiradores.