7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

Acervo do Museu de Favela

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira.

O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro, a berrar seu grito de vida pela inclusão das narrativas do patrimônio cultural territorial das favelas cariocas nas narrativas culturais da cidade.

Acervo do Museu de Favela

Para não desperdiçar a própria memória dos processos da instituição, a intensa e permanente aprendizagem, os desbravamentos da governança social e a rica produção de conhecimento, escrevi e editei o e-book “SETE ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014”, um ensaio memorial, político e poético sobre os anos em que trabalhei, ensinei e aprendi junto aos quadros dirigentes do museu, em especial, compreendendo os sistemas culturais que sustentam a vida local para mediar o seu desenvolvimento institucional e estratégico.

Um livro de (f)atos da gente que protege a própria esperança, que fala, sonha, não se conforma, acha que pode, sente que sabe, diz que um dia vai fazer. E faz, a germinar sabedoria e transformação. Que as narrativas experiências do Museu de Favela inspirem novas abordagens e iniciativas para políticas públicas de proteção à cidadania cultural sustentável!

 

Baixe o livro em https://heyzine.com/flip-book/0f0f71993a.html

 

Por Kátia A. S. Loureiro
Urbanista, escritora, poeta e cofundadora do Museu de Favela