ARTE E INSPIRAÇÃO

ARTE E INSPIRAÇÃO

Em janeiro de 2021 três jovens estudantes do município de Cantagalo procuraram-me desejando aulas de desenho. Estavam muito entusiasmados, após conseguirem boa colocação num concurso de desenho e desejavam aperfeiçoamento nesta arte.

Conhecia dois deles e sabia como eram obstinados para aprender algo novo. Acabei concordando, mas com a condição de ser aos sábados e online, principalmente porque estávamos na pandemia.

A evolução destes ocorreu rapidamente. Interessaram-se no desenho realista, principalmente no registro de prédios e outros monumentos históricos. Tema desenvolvido por mim todos os anos nas turmas, mas que pude aprofundar com estes.

Ao saber que nunca haviam conhecido um museu marcamos uma visita, num espaço Cultural, que também é uma Fazenda, no município de Bom Jardim. O diretor da instituição ficou impressionado com a motivação destes e mais ainda ao conhecer sua produção. Logo surgiu convite para exposição de seus desenhos, retratando os prédios históricos da região.

A divulgação do evento atraiu nova exposição em parceria com a Fundação Dom João VI, em Nova Friburgo.
Como resultado aprenderam a valorizar e divulgar seus trabalhos, praticamente tornando-se empreendedores. Têm seu endereço no instagram; criam lives; investem em materiais artísticos de qualidade e como resultado já estão recebendo encomendas (recentemente até do exterior).

É realmente muito gratificante acompanhar jovens tão dedicados; que não paralisaram diante de dificuldades como a pandemia; que já estabeleceram objetivos e metas para o que querem, buscando sempre o aperfeiçoamento. Tornaram-se também apaixonados pelo nosso Patrimônio Histórico e Artístico, querendo aprender mais sobre e sendo divulgadores da nossa memória.

Acredito que aquilo, considerado como talento, é o resultado de empenho e motivação. Vejo estas qualidades de forma exemplar nestes jovens e espero que seus trabalhos inspirem outros mais a acreditar que é possível obter resultados bem positivos com trabalho e disciplina.

Que bom ter o privilégio de acompanhar o desenvolvimento destes na cultura e na arte! Esperamos que seu futuro nesta ou qualquer área, que venham a escolher, paralelo à esta, seja brilhante.

Por Gilson Silva de Andrade
Professor de Arte e Restaurador – Trabalha atualmente nos Colégios Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo; Estadual Inocêncio Andrade, em Cordeiro; e Múltiplos, em Itaocara.