Ofício das baianas do acarajé: um encontro entre Brasil e Nigéria

Ofício das baianas do acarajé: um encontro entre Brasil e Nigéria

Rosa Perdigão, umas das representantes do Ofício das Baianas de Acarajé no Rio de Janeiro e empreendedora do Cheirinho de Dendê, fez uma campanha de arrecadação de recursos para viabilizar sua estadia na Nigéria e participar do Festival do Olojó. O Festival é um evento milenar que tem por objetivo ampliar o conjunto de referências sobre a cultura iorubá como um dos componentes formadores da identidade cultural brasileira. Abaixo, em mensagem encaminhada em 24 de setembro de 2021, Rosa conta como está sendo a sua participação no evento e informa como colaborar com a campanha:

“Quero compartilhar este momento único que estou vivenciando todo esse reencontro ancestral, o convite chegou em maio tudo organizado para o festival de adje, porém devido a nova variável da COVID nosso convite foi adiado para setembro, no festival do Olojó (ano novo Yorubá), confesso que não sabia a tamanha importância ainda, tudo organizado e preparado para viagem e no meio desta nova data além do convite cultural eles convidaram o cheirinho de dendê para literalmente borbulhar internacionalmente em terras africanas a pedido do rei de Ooni de Ifé!
Estou ainda sem palavras para descrever tamanho sentimento em me sentir em casa, a receptividade de todos da realeza, o povo nigeriano e de ilê Ife. Trago na fala o que vejo ainda na cidade um povo resistente e resiliente! Sou baiana de acarajé e tenho muito orgulho em dizer que minha história começou aqui neste continente! Ver pelas ruas mulheres que ainda vivem da renda da venda do ACARÁ aqui na cidade.

Cada dia está sendo uma experiência única, o festival acontece no sábado, hoje, sexta-feira, completa sete dias da exclusão dele para o “retiro espiritual” neste momento ele fica somente em contato das energias, sem comer ou beber, e rezando para melhora do país. Esta foi uma das falas pedindo sabedoria e união para o bem da sociedade.

Sábado, dia 25, no festival vamos montar nosso tabuleiro de acarajé com os quitutes brasileiros, nossa raiz começa na África, mas a continuidade ganha o mundo especificamente no Brasil, aonde temos nosso reconhecimento do registro de patrimônio imaterial e a qualidade do nosso tempero.

O início de um novo ano, com novos direcionamentos dos orisas.

Eu hoje também completo sete dias que estou pisando nesta terra e volto a falar que só chegamos longe juntos.

Neste período nossa vaquinha on-line e o pix está disponível para contribuições, pois a oportunidade é única e este sonho só está acontecendo porque estamos vivendo juntos!

PIX 21970328328

Instagram: https://www.instagram.com/cheirinhodedendee

Link vaquinha online: https://abacashi.com/p/cheirinhodedendenanigeria

Um xêrO!

Axé grandão,

Rosa Perdigão”