Museu do Pontal - A casa da arte popular brasileira está de casa nova

Museu do Pontal - A casa da arte popular brasileira está de casa nova

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Em quatro décadas de atuação, o Museu do Pontal empenhou-se em construir alicerces que permitem que o seu acervo seja socialmente protegido e amplamente usufruído. Foram realizadas mais de 40 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 14 países. Desde 1996, foram atendidas mais de 400 mil pessoas por meio do nosso Programa Social e Educacional, que envolve visitas teatralizadas, exposições itinerantes e formação continuada de educadores e gestores de projetos culturais e sociais.

Depois de uma década sofrendo com inundações, este ano o museu está de mudança para uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público. “São seis galerias, sala multiuso, cafeteria, restaurante e loja. E o projeto arquitetônico é complementado por uma área verde de 10 mil metros quadrados que vai contribuir para a melhoria da qualidade do ar e proporcionar aos nossos visitantes e aos moradores do entorno um espaço de lazer gratuito e seguro”, conta o diretor executivo do museu, Lucas Van Beuque.

Mais de 40 espécies brasileiras, como ipês, quaresmeiras, paineiras, bouganvilles e bromélias, além de árvores frutíferas e até plantas típicas da caatinga, estão sendo plantadas no novo Museu do Pontal. “A intimidade que os artistas têm com a natureza e seus ciclos está presente e, de certa forma, estrutura, mesmo, a arte popular brasileira. Com os artistas percebemos a importância do diálogo entre arte e meio ambiente e entendemos que o novo Museu do Pontal deveria ser uma expressão dessa relação. O projeto paisagístico do Escritório Burle Marx e o projeto arquitetônico se somam e resultam em um museu jardim, que se integra organicamente à paisagem, complementando-a”, explica a diretora artística e curadora da instituição, Angela Mascelani.

Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

Por Assessoria de Comunicação do Museu do Pontal