Fazendas de Cantagalo

Fazendas de Cantagalo

As fazendas de Cantagalo são admiráveis, sob qualquer ângulo, prestando-se à exploração turística. Disto temos certeza e podemos demonstrar com o farto material que possuímos, de mais de trinta propriedades, dentro do território deste município pleno de riquezas. Quando, em 1991, percorremos o interior de Cantagalo, fotografando suas fazendas e entrevistando seus proprietários, para o álbum que organizamos, e o vídeo que produzimos, na época, para a Prefeitura – preparamos um roteiro turístico pelas fazendas – inclusive com consultas aos fazendeiros, anotando os que poderiam oferecer atrações aos futuros visitantes. A receptividade foi excelente! Itaoca, Boa Vista, Areias, Canaã, Boa Sorte, Sossego, e várias outras – abriram suas portas.

O turismo na região ainda não deslanchou, mas temos o projeto já esboçado. Ficou a ideia! Quem sabe em breve ocorrerá a virada, essa volta por cima de que Cantagalo tanto necessita?!…

Em 1991, não conseguimos publicar o álbum Fazendas de Cantagalo, porque o patrocínio prometido por um particular, na hora certa faltou! Guardamos o material, fotos e textos, aguardando uma boa oportunidade para realizar a edição… O tempo passou… Mas agora, com o advento das comemorações do Bicentenário do Município, o Centro de Estudos e Pesquisas Euclides da Cunha – CEPEC resolveu enfrentar o desafio, e assim podemos apresentar esse trabalho.
Foi preciso, no entanto, que voltássemos às fazendas, a fim de atualizarmos os dados de que dispúnhamos, e também resgatar algumas imagens perdidas na voragem do tempo…

Há 23 anos, quando estivemos em tantas fazendas, varando o território de Cantagalo de norte a sul, de leste a oeste, defendemos a ideia de que esta Terra tinha uma clara vocação agropecuária, e que seu destino era desenvolver as propriedades rurais, de modo a torná-la um celeiro, capaz de alimentar todo o estado do Rio de Janeiro. Hoje, levando em consideração o aprimoramento das ideias desenvolvimentistas, podemos declarar que Cantagalo deve buscar o desenvolvimento autosustentável, com preservação do meio ambiente, e o uso racional das riquezas naturais.

Também o notável patrimônio histórico que se desenvolveu na zona rural, deve ser preservado, no que ainda existe, já que a devastação causada pelo tempo, as dificuldades econômicas e o desinteresse em preservar, fizeram com que grande parte se perdesse!

Louvamos a iniciativa do poder público cantagalense, e a vontade de alguns proprietários rurais, que tem se esforçado em revigorar e manter vivas as nossas belas fazendas.

Nota: O Álbum das Fazendas de Cantagalo, dos autores Sebastião A. B. de Carvalho e Rosa Maria O. W. Rossi de Carvalho, foi lançado em novembro de 2020 na fazenda São Clemente, em Cantagalo, e em dezembro no Inepac, no Rio de Janeiro.

Por Sebastião A.B.de Carvalho (em memória)
e Rosa Maria O.W. Rossi de Carvalho