Livro Patrimônio Cultural e Preservação no Brasil: perspectiva interdisciplinar e narrativas contemporâneas

A preservação do patrimônio cultural não representa uma visão nostálgica do passado, renunciando o presente e o futuro. Implica sim em qualificar o passado, valorizando o que há de original, visando resguardar a memória de um povo.

Na década de 1980 teve início a difusão de uma ‘arquitetura mundial’, com a uniformização de padrões, e ao mesmo tempo desabrochou na população uma consciência da necessidade de se valorizar a identidade e a memória nacional. Concomitante a isto, surge na área do patrimônio a questão da atribuição de valores numa visão comercial dos objetos de arte. No final do século este pensamento foi questionado e a Conferência de Nara, em 1995, vem reforçar a importância dos significados e valores do patrimônio cultural para a determinação de sua preservação. O Patrimônio Cultural de um país não são apenas seus palácios, igrejas ou grandes monumentos, mas sim tudo aquilo que represente a identidade, a cultura, a memória de uma sociedade ou de um grupo étnico representativo de uma nação.

A preservação do patrimônio cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento cultural da nação. Os bens culturais constituintes deste patrimônio guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana, e refletem ideias, crenças, costumes, estética, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um povo. A pesquisa e o estudo do patrimônio são os responsáveis pela formação de uma consciência de preservação da cultura nacional.

O objetivo deste livro foi organizar parte da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais especificamente no Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, quer seja no Mestrado e Doutorado acadêmicos, quer seja no Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio, através de uma seleção de artigos de meus ex-orientandos.

A publicação foi dividida em quatro eixos a saber: “Patrimônio: Narrativas interdisciplinares”; “Valor, Identidade e Memória”; “Projetos de Intervenção” e “Materiais e Técnicas Construtivas”. Tratam-se de temas os quais trabalhei nas minhas pesquisas na pós-graduação. A tentativa foi criar um fio condutor com artigos que tangenciassem cada uma dessas linhas temáticas e simultaneamente criasse um diálogo com um campo teórico-conceitual e prático que envolve arquitetura e patrimônio.

Por Rosina Trevisan M. Ribeiro
Prof. Titular da FAU/UFRJ