Semana Fluminense do Patrimônio aborda os desafios para a cultura no cenário da pandemia

‘Cultura e Cidadania em tempos de crise’. Este é o tema da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), que chega a sua décima edição em 2020. A programação do evento, que acontece entre 16 a 19 de novembro, será integralmente em formato virtual por imposição da pandemia causada pela Covid-19, e será transmitida pelo Canal da SFP no Youtube. Para acessar todas as informações sobre o evento e a sua programação completa, clique aqui.

A 10ª SFP traz para o debate a emergência da cultura no atual cenário brasileiro, reforçada pelo contexto da crise de saúde pública causada pela Covid-19, que impõe inúmeros desafios para o setor cultural e da preservação e faz uma retrospectiva de seus dez anos de existência, enfocando quais os impactos que o evento provocou nas regiões em que foi realizado.

Para Marcos José Pinheiro, um dos idealizadores do evento e vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, a marca de dez anos mostra a capacidade de resistência das instituições e das comunidades que valorizam suas memórias, e que revelam, em cada edição da Semana, sempre um pouco de seu potencial e resiliência: “Quando realizamos a primeira edição, em 2011, não imaginávamos chegar a uma década. Mas tínhamos um sonho: criar e ampliar espaços de diálogos com a sociedade sobre cultura, memória e identidade, e tornar as populações, em toda sua diversidade, protagonistas na escolha, reconhecimento e valorização de seu patrimônio cultural. Em 2020, a crise provocada pela pandemia Covid-19, instaurou-se em diversas áreas da atuação humana, em especial a da cultura. Mas sonhos são resilientes, insistentes, não devem ser abandonados e sim, vividos.”

As atividades da 10ª SFP têm inicio com a apresentação do vídeo Memórias da Semana, no dia 16, às 17h, com pessoas, grupos e instituições que fizeram parte da história da SFP. Em seguida, a roda de conversa ‘ traz alguns atores que lançaram os alicerces e estruturaram o evento ao longo do tempo para discutir qual o legado da Semana Fluminense nessa década de existência.

A programação conta ainda com o 10º Encontro do Patrimônio Fluminense, exibição de vídeos com apresentações culturais e depoimentos de participantes de edições anteriores, mostra de filmes de curta-metragem sobre memória e patrimônio cultural brasileiro, e o anúncio dos vencedores da Mostra de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, que tem o objetivo de ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado, e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população.  Os temas ‘Patrimônio afetivo: memórias de uma história vivida’ e ‘Recortes da paisagem’ refletem o momento atual em que o isolamento social adequa o nosso olhar a partir do que podemos ver de nossas portas e janelas. As obras, que contam com as categorias infanto-juvenil e adulto, serão selecionadas por um júri técnico e pelo voto popular, que poderá ser realizado até o dia 15 de novembro no site da Semana.

Veja toda a programação abaixo:

16 de novembro, segunda-feira:

17h | Abertura do evento

Apresentação vídeos

Vídeo da Semana

Depoimento “Memórias da Semana” (atores que fizeram parte da história da Semana, nas diversas atividades)

Apresentação Cultural (grupos que fizeram parte da história da Semana)

17h15 às 18h45 | Mesa de abertura: Um olhar sobre os 10 anos da Semana Fluminense do Patrimônio

Resenha: Um olhar sobre os dez anos de existência da Semana Fluminense do Patrimônio com a participação de alguns atores que colaboraram para a solidificação do evento. Busca-se revelar o impacto da SFP nas regiões onde realizou o EPF, desde a participação dos atores locais no evento até o seu legado.

18h45 | Apresentação de vídeos

Apresentação Cultural (grupos que fizeram parte da história da Semana)

Depoimento: “Memórias da Semana” (atores que fizeram parte da história da Semana, nas diversas atividades)

19h | Mostra de Filmes

:: 10º ENCONTRO DO PATRIMÔNIO FLUMINENSE

17h | 17 de novembro, terça-feira:

17h15 às 18h45min  Mesa redonda: Patrimônio e Cultura em tempos de infodemia

Resenha: O excesso de informações, agravado recentemente com a pandemia, foi definido pela OMS como uma “infodemia” – grande volume de informações associado a um assunto específico.  Tal fenômeno dificulta a identificação de fontes idôneas e confiáveis e pode levar a rumores e à desinformação. Amplificado pelas redes sociais, se alastra rapidamente, como um vírus. De que forma o patrimônio está sendo apropriado nesse momento de infodemia? Qual o papel do jornalismo e dos jornalistas nesse contexto?

18h45 Apresentação de vídeos

19h | Mostra de Filmes

17h | 18 de novembro, quarta-feira:

Apresentação Cultural (grupos que fizeram parte da história da Semana)

17h15 às 18h45min  | Mesa: O impacto da crise no Patrimônio e na Cultura sob o olhar da ciência

Resenha: Discutir o impacto da crise atual sobre o Patrimônio e a Cultura, a partir do olhar científico buscando contextualizar visões e ações seja no âmbito das instituições atuantes no campo, seja da sociedade em geral. Visa debater sobre os rumos da cultura e do patrimônio a partir do atual e crítico contexto.

18h45 |  Apresentação de vídeos

19h | Mostra de Filmes

17h | 19 de novembro, quinta-feira:

Apresentação Cultural (grupos que fizeram parte da história da Semana)

17h15 às 18h45min | Mesa: Perspectivas para o futuro – E agora?

Resenha: Apresentar e discutir perspectivas para o pós-pandemia, ações de defesa do patrimônio, um olhar para o futuro para a cultura.

18h45min | Divulgação do resultado da Mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense – 2020

19h10 Apresentação de vídeos

19h15 | Mostra de Filmes