Ciclo de Palestras: História e Patrimônio

|||::
Praça Getúlio Vargas, nº 71 - nova friburgo

Serão conferidos certificados aos participantes inscritos que comparecerem às palestras; o documento será conferido por palestra e dependerá da assinatura do inscrito no registro de presença. Após cada evento, o certificado será remetido ao participante por meio do e-mail informado no cadastro de inscrição.

As inscrições deverão ser feitas no site www.djoaovi.com.

Espaço, Tempo e Lugar
O Instituto Sanitário Hidroterápico e a saúde na Nova Friburgo do século XIX

Palestrante:
Anne Thereza de Almeida Proença
Historiadora (FFSD)
Doutoranda em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ)

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar o Instituto Sanitário Hidroterápico dentro do contexto das discussões sobre saúde e doença no século XIX, destacando sua importância para a trajetória profissional do médico italiano Carlos Eboli e para a cidade de Nova Friburgo entre as décadas de 1870 e 1890. Apesar de praticar a hidroterapia na região desde a década de 1860, será o Instituto que fará Eboli ganhar destaque nas discussões médicas do país. Apresentarei a dinâmica deste estabelecimento, a mudança no perfil dos atendimentos realizados por Eboli, o modo como
era abordado nos jornais e o papel que exercia dentro da sociedade friburguense à época. Com este empreendimento,
Carlos Eboli destacou ainda mais Nova Friburgo como lugar salubre, atraindo visitantes de vários pontos, principalmente de toda província do Rio de Janeiro.

Fundação D. João VI