Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” 2016

GALERIA DE FOTOGRAFIAS E POESIAS ABERTA PARA VOTAÇÃO POPULAR

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população fluminense e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.

De modo a refletir ainda mais a diversidade da visão sobre o patrimônio cultural fluminense, as obras inscritas são julgadas de duas formas distintas: por uma comissão julgadora formada por um júri especializado – que elege três vencedores para cada categoria/tema em ordem de classificação – e pela população em geral por meio do voto popular.

Os temas da sexta edição da mostra cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, que contempla as modalidades fotografia e poesia e as categorias infanto-juvenil e adulto, dialogam com o tema geral da semana Fluminense – Paisagem e cultura em movimento. São eles:

• Um Rio de memórias: inclui todo e qualquer bem material tombado ou imaterial registrado, pelas esferas nacional (Iphan), estadual (Inepac) e municipal de proteção, presente na região Metropolitana do Rio de Janeiro.
  • Diversa Tradição: abrange as manifestações representativas e tradicionais da cultura fluminense que chegaram aos dias de hoje, transmitidas de geração em geração, nas diferentes formas de expressão -religiosas, místicas, étnicas, folclóricas, artísticas, da culinária e de outros ofícios – e influências da diversidade cultural tão presente no estado fluminense e, em especial, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Até onde o olhar alcança: abrange as paisagens, naturais ou construídas, que simbolizam a diversidade de cenários que compõe o território fluminense e que têm significados especiais seja para a coletividade seja para o indivíduo. Podem ser restingas, florestas, áreas litorâneas, manguezais, rios, paisagens de cidades ou rurais e seu variado patrimônio construído.

Agradecemos a todos que se inscreveram!

____________

Veja a galeria de fotografias inscritas e participe da seleção com seu voto!!!!!

Ajude a valorizar e preservar o patrimônio fluminense, o seu patrimônio cultural!!!

Acesse a galeria de fotografias inscritas AQUI

Acesse a galeria de poesias inscritas AQUI

____________

Observação: Problemas técnicos no site implicaram na alteração do cronograma da votação pelo juri popular e técnico, bem como do resultado da Mostra, que será redefinido e divulgado em breve. Agradecemos a compreensão de todos os inscritos.